Marca Gênio Criador 20 anos

Marca Gênio Criador completa 20 anos

Imprimir

Saiba mais curiosidades sobre o logo que representa a Editora

Por Danilo Moreira

Quais histórias uma marca pode carregar em seu DNA? Fundada em 2017, a Gênio Criador Editora possui o logotipo caracterizado, em especial, por uma lâmpada, que possui diversas representações: insight, entendimento, consciência, conhecimento, resposta, solução e sabedoria.

No mês em que a marca completa 20 anos, a Gênio Criador Editora abre o seu livro e conta a história do seu logo. Ele simboliza o desejo de uma psicóloga de fomentar uma importante capacidade humana: a Criatividade.

Conversamos com a Diretora Editorial, Cleusa Sakamoto, que aborda como surgiu a ideia do logo, que já representou um projeto social voltado para Criatividade.

Cleusa é psicóloga há mais de quarenta anos e também atua como pesquisadora na área da Criatividade, motivo que a fez se engajar em projetos que incentivassem a capacidade criativa do ser humano. Confira este bate-papo especial abaixo.

Gênio Criador: O que te motivou, como psicóloga, a trabalhar com um projeto voltado à área da Criatividade?

Cleusa Desde que optei por cursar Psicologia tive vontade de atuar em um âmbito mais social, com algum tipo de trabalho que tivesse um alcance mais amplo e que realmente fizesse a diferença na sociedade.

Estudei em uma época que o grande exercício do psicólogo acontecia na área Clínica. Eu sempre quis fazer algo que fosse muito além de clinicar, mas precisei ganhar a vida dentro do que o mercado pedia naquele momento.

Ainda nos anos 90 comecei a pensar de forma mais prática sobre o que poderia fazer nesse sentido, tendo como foco o meu campo de pesquisa que é a Criatividade, mas não tinha recursos materiais disponíveis para este investimento, então comecei a pesquisar possibilidades.

Procurei vários amigos dentro de suas áreas, que foram me trazendo informações sobre como poderia começar um projeto. Uma amiga contadora me ajudou muito com dicas sobre como construir uma organização sem fins lucrativos.

Todo o processo era muito burocrático. Também era necessário ter muito recurso financeiro, coisa que eu não tinha, além de não dispor de pessoal para me ajudar neste projeto. Acabei desanimando quando vi as dificuldades para construir algo do tipo.

Como surgiu o projeto Gênio Criador?

Então, decidi escrever um livro e constituir um site sobre Criatividade para divulgar a sua importância, trazer à discussão de que era acessível para todos, ou seja, que qualquer pessoa pudesse exercer o seu potencial criativo.

Com a ajuda de um amigo, chamado Marcos Constantine, que entendia de programação, criei o site em 2004. Fiquei contente por ter começado a plantar a “semente”.

Como surgiu a marca?

Engajada nesse caminho, com indicação de amigos, consultei um profissional para criar a marca. O primeiro logotipo foi criado por Leonardo Hatanaka, um arquiteto que trabalhou algum tempo com editoração.

Primeiro logo Gênio CriadorO primeiro logotipo da Gênio Criador (2004)

Como foi o processo de registro da marca? Na sua percepção, era mais burocrático que hoje ou não houve mudanças?

Na época do registro da Gênio Criador, a internet não era tão familiar como é hoje em dia, para todos; a autonomia em procurar soluções era mais limitada. Recorri a uma empresa de marcas e patentes – Império das Marcas, que nos assessora até hoje.

Como era o primeiro site do projeto?

Ele tinha a proposta de ser um espaço de comunicação de ideias e uma espécie de banco de dados sobre Criatividade. Lá, hospedávamos alguns materiais acadêmicos sobre a Criatividade.

Também havia um acervo de matérias jornalísticas de ideias interessantes coletadas de vários países, que poderiam ser aplicadas no dia a dia. Era uma vitrine para inspirar.

Primeiro site Gênio CriadorPrimeiro site da Gênio Criador, projeto social de divulgação da Criatividade (2004)

Com essa proposta de ser um banco de ideias, comecei a produzir textos, vídeos para o site, publicar algumas produções acadêmicas que produzi como pesquisadora na área, e também passei a convidar meus alunos para publicarem os seus trabalhos e ideias também.

Também fizemos algumas iniciativas externas, como o Concurso Genial, que surgiu com o propósito de estimular pessoas a desenvolverem a produtividade criativa e incrementar o banco de dados no nosso portal, além de estimular outros a fazerem o mesmo.

Ação de Gênio – Criatividade em prol da natureza (2010)Ação de Gênio – Criatividade em prol da natureza (2010)

O 1º Concurso, que ocorreu em 2010, visava trabalhar com a linguagem audiovisual, pois pressupunha que a produção de vídeos pudesse atrair os participantes. Tivemos uma comissão julgadora de cinco juízes de áreas como Psicologia, Sociologia, Design, entre outras, que elegeu o trabalho de Dayane Valéria da Ponte, autora do vídeo “Ácida-de”. A vencedora desta primeira edição foi premiada com uma filmadora.

Dayane Ponte, premiada no 1º Concurso Genial (2010)Cleusa Sakamoto com Dayane Ponte, premiada no 1º Concurso Genial (2010)

Também fizemos uma segunda edição em 2012, que contou com três categorias e a premiação em dinheiro. Na categoria “Originalidade”, foi premiado o trabalho “Psicologia de Cordel”, das autoras Josilene Rocha Veloso, Mariane Oliveira Mansuido e Suely Alves Melo.

Na categoria “Funcionalidade”, Luiz Fernando Valloto venceu com o trabalho “Quiz Sobre Psicologia” e no item Reflexão, ganhou “As redes sociais sob o olhar da Psicologia Social”, de Geovana Barreto, Hugo de Oliveira Cruz e Jirlan Gama.

Jirlan, Geovana e Hugo, um dos grupos premiados no 2º Concurso (2013)Jirlan, Geovana e Hugo, um dos grupos premiados no 2º Concurso, ao lado de Cleusa (2013)

E o livro?

Então, simultaneamente ao lançamento do site, publiquei o livro, intitulado “O Gênio Criador”, pela editora Casa do Psicólogo, ainda em 2004. A obra (esgotada, sem nova impressão) traz conceitos e informações sobre o que é a Criatividade.

O Gênio Criador, publicação de Cleusa Sakamoto (Casa do Psicólogo, 2004)O Gênio Criador, publicação de Cleusa Sakamoto (Casa do Psicólogo, 2004)

É uma obra singela, que aborda conceitos básicos e foi lançado para impulsionar a iniciativa de valorizar o conhecimento da Criatividade. Até hoje, é possível encontrar algum exemplar à venda em diversos marketplaces.

Como era publicar e divulgar um livro acadêmico em 2004, numa época em que a internet, as mídias sociais, o livro digital, as plataformas de autopublicação e os e-commerces de livros não eram populares?

Publicar livros no nosso país ainda é um empreendimento que requer motivações singulares, imagina há 20 anos. Embora tenhamos melhorado bastante o perfil do leitor brasileiro, o livro ainda é um produto diferenciado de interesse de um público bem seleto.

Hoje, o tema da Criatividade chama mais a atenção e os meios de leitura ajudam bastante a sua disseminação, mas como se trata de um conceito complexo e interdisciplinar, os leitores de Criatividade se encontram espalhados na grande área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

E como surgiu o logo atual?

Em 2013, o site do então Projeto Gênio Criador foi reformulado e ganhou uma nova versão, por meio do trabalho feito pela Caju Comunicação. Na ocasião, o logo também foi reformulado, ganhando um aspecto mais moderno, simples e conectado com os tempos atuais.

Lançamento novo logo Gênio Criador 2013Cleusa apresenta o novo site, com logo ao fundo (2013)


O novo logotipo pretendeu buscar uma comunicação mais minimalista que procurasse chegar até o outro de modo mais simples e direto, essencial. Para marcarmos o desejo de tornar a Criatividade mais compreendida e discutida no cotidiano.

Site Gênio Criador 2013

Site reformulado (2013)

Além dos trabalhos produzidos pelos alunos, eu queria também trazer de alguma forma uma percepção do alcance e da amplitude da Criatividade, mostrando o quanto ela está presente no cotidiano.

Foi assim que, em setembro de 2013, o Gênio passou a publicar semanalmente notícias de iniciativas criativas em todo o mundo e em áreas como Arte, Ciência, Saúde e Tecnologia. A abordagem sempre focava na forma estas ações podiam impactar na sociedade e trazer soluções para diversos problemas.

Matérias Site Gênio Criador 2014Algumas matérias publicadas no site do Projeto Gênio Criador (2017)

Como surgiu a ideia da editora e qual o motivo a decisão de manter o nome e logo da Gênio Criador?

Como pesquisadora, eu sempre estou publicando capítulos e artigos científicos e a grande afinidade com a criação de textos fez crescer a ideia de organizar uma editora. O projeto antigo de implementar uma iniciativa de divulgação da Criatividade viu na ideia da editora uma boa mudança para a marca.

Lançamento do livro Tratado da Má-educação, de Renato Bulcão (2022)Lançamento do livro Tratado da Má-educação, de Renato Bulcão (2023)

Profª Dra Priscila Perazzo e a autora, a Profª Dra Lilian Crepaldi com seu livro “Babel nas terras alagadiças”, lançado em 2019Profª Dra Priscila Perazzo e a autora, a Profª Dra Lilian Crepaldi com seu livro “Babel nas terras alagadiças”, lançado em 2019

Albertina Takiuti, Rui Alexandre, e Leila Tardivo no lançamento de Albertina Takiuti, Rui Alexandre, e Leila Tardivo no lançamento de "Maternidade e adolescência" (2022)

Em seis anos de existência da Editora, foram publicados 70 livros no total, entre livros impressos e e-books. A editora está comemorando o fortalecimento da marca com a inclusão de DOI (Digital Object Indetifier) nos livros digitais que os permitem estar indexados mundialmente e esse ano está participando do Prêmio Jabuti na categoria Livros Acadêmicos.

Obra de pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará no G1 (2023)

 

Renato Bulcão, com livro lançado pela Gênio Criador Editora em reportagem no Terra (2024)Renato Bulcão, com livro lançado pela Gênio Criador Editora em reportagem no Terra (2024)

Como foi o processo de ressignificação da marca para o contexto da editora?

Podemos considerar que estamos cumprindo o nosso propósito. A Gênio Criador como editora materializa o sonho de ver o potencial criador de tantos estudiosos e escritores, transformado em livros e sendo compartilhado para leitura e pesquisa.

A Gênio Criador tem um acervo de livros digitais gratuitamente distribuídos na loja, que é fruto de produções intelectuais de pesquisadores brasileiros vinculados à Universidades.

Qual o balanço você faz destes 20 anos da marca?

O Gênio é uma marca patenteada, que procura cumprir sua proposta de primar pela qualidade de seus livros.

Nestes 20 anos, considero que aprendi muito, em todos os sentidos, com a experiência que tive e com as pessoas com quem trabalhei neste período, a ponto de ter mais foco e ser mais realista nos meus objetivos dentro da meta de valorização da Criatividade.

É muito gratificante participar da publicação de produções intelectuais dos nossos autores, que se sentem felizes com o resultado dos livros e da possibilidade de veicular o conteúdo, tão cuidadosamente elaborados.

E aí, gostou de saber mais sobre essa história? Caso desejar participar dela publicando um livro conosco, é só entrar em contato pelo nosso formulário ou enviar um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.!

Fotos: Gênio Criador Editora/Cleusa Sakamoto