O que podemos fazer por você e seus projetos?

Com compromisso de qualidade e inovação oferece serviços de revisão, diagramação e consultoria na produção textual, projetos editoriais de Teses, Dissertações, TCCs para livro impresso e digital, produção de Grupos de Pesquisa, apoio a material didático.

Livros que falam de folclore

10 livros sobre o folclore brasileiro

Obras reúnem diversas narrativas, personagens e informações que ilustram a riqueza cultural de todo o país

Por Danilo Moreira

Folclore é o conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, lendas, músicas, danças, seres míticos e festas populares de uma cultura e de uma região.

O termo é a versão aportuguesada de “folk-lore”, criado em 1846 pelo arqueólogo inglês William John Thoms, que uniu as palavras “folk” (povo e popular) e “lore” (conhecimento).

Em suma, o folclore representa a identidade cultural de um povo. Para homenagear e reforçar esse legado, foi criado em 1965 o Dia do Folclore, celebrado no dia 22 de agosto.

Para comemorar a data, a Gênio Criador Editora selecionou dicas de livros que abordam sobre a riqueza do nosso folclore, trazendo personagens, narrativas e outros elementos incríveis que dão um pouco da dimensão dessa riqueza.

Confira a seguir:

1. Abecê do Folclore, de Rossini Tavares de Lima

Começamos com a obra de Rossini, autor brasileiro conhecido por dedicar-se à pesquisa e divulgação da riqueza do folclore do nosso país.

Neste livro, o autor traz os conceitos e metodologias sobre o folclore brasileiro, bem como a sua presença na cultura do país. A obra também dá destaque a elementos como os contos populares e as influências folclóricas na literatura colonial.

O especialista também reforça, por meio do livro, a importância do estudo da música, da linguagem e da literatura folclórica.

A edição que costuma ser mais encontrada é a 7ª, lançada pelo selo Martins Fontes em 2003.

2. Abecedário de personagens do folclore brasileiro, de Januária Cristina Alves

A obra reúne 141 personagens representativos do nosso folclore, buscando trazer a diversidade de origens (indígena, africana, europeia e oriental).

Trata-se de humanos, animais e seres fantásticos que ilustram diversas histórias populares. As ilustrações de Cézar Berje ajudam a contextualizar também os traços físicos e outros elementos característicos.

O livro tem a proposta de ser uma enciclopédia e, por isso, cada personagem é apresentado como verbete ilustrado, no qual são descritas suas características físicas e psicológicas, sua origem e as narrativas em que aparece.

A obra foi lançada pelas Edições Sesc e FTD em 2017.

3. Antologia do Folclore Brasileiro (vol. 1 e 2), de Luís da Câmara Cascudo

Dividido em dois volumes, a obra é um clássico do renomado folclorista brasileiro Luís da Câmara Cascudo (1898-1986). O autor apresenta um painel sobre aspectos do folclore e da etnografia brasileira, através da reunião de cem textos de autores brasileiros e estrangeiros.

É uma compilação de diversos aspectos do folclore brasileiro, reunindo lendas, mitos, histórias, rituais, superstições e tradições populares que ajudaram a moldar a identidade cultural brasileira.

Assim como pontua o autor no prefácio, a ideia é ”apresentar os aspectos mais vivos do povo brasileiro durante quatro séculos”.

Inicialmente publicada em 1974, a edição lançada pela Global Editora em 2015 é mais recente que costuma ser encontrada.

4. Viagem pelo Brasil em 52 Histórias, de Silvana Salerno

Em Viagem pelo Brasil em 52 histórias Silvana Salerno reúne lendas e contos populares tradicionais nas cinco regiões do nosso país, e que contam com ilustrações de CárcamO. Segundo o texto de divulgação, o número foi escolhido para que o leitor possa ler uma história por semana, durante um ano.

Os contos trazem influências do trabalho de antropólogos, etnógrafos, pesquisadores e folcloristas — como Herbert Baldus, Egon Schaden, Cláudio e Orlando Villas-Boas, Darci Ribeiro, João Ribeiro, Basílio de Magalhães, Afonso Arinos, Artur Ramos, Sílvio Romero e Mário de Andrade, reunindo um rico painel da nossa cultura popular.

Cada narrativa também conta com quadros explicativos ilustrados com fotos, desenhos e informações que contextualizam sobre a geografia, a botânica, a zoologia, a história, a economia e a cultura atreladas a ela.

O livro foi lançado em 2006 pela Companhia das Letras.

5. Nas águas do Rio Negro, de Drauzio Varella

O Rio Negro é um dos mais importantes da Amazônia e contém os dois maiores arquipélagos fluviais do mundo. Mais do que um rio, é uma região que possui uma riqueza histórica e cultural.

Inspirado na expedição que fez naquela região, Drauzio conta a história de um médico que viajou por esse rio e também pelo imaginário que permeia aquelas águas. O médico acaba se perdendo e, dessa forma, tem um contato mais intenso por meio na fantasia e folclore que fazem parte da região.

Assim, temos contatos com a história e características fascinantes de seres míticos locais, como o curupira, a mula sem cabeça e o boto cor-de-rosa. Enquanto colhia plantas da região que poderiam ser transformado em medicamentos.

A obra foi lançada em 2017 pela Companhia das Letras.

6. Turismo e folclore: um binômio a ser cultuado, de Laura Della Monica

Nesse livro o recorte é um pouco diferente. A obra faz uma conexão entre a riqueza folclórica brasileira e o turismo sustentável.

A especialista reúne informações e depoimentos sobre o folclore brasileiro, com orientações sobre como planejar roteiros turísticos com foco cultural.

Por meio dessa fusão temática, a obra é recomendada para profissionais de Turismo e estudiosos do folclore brasileiro.

A obra foi publicada pela Global Editora em 2005.

Foto da Turma do Pererê para ilustrar dicas de livros sobre folcloreA Turma do Pererê, de Ziraldo, traz ícones folclóricos brasileiros

7. Lendas brasileiras para jovens, de Luís da Câmara Cascudo

Aqui temos mais uma obra do renomado Câmara Cascudo, mas com foco em difundir lendas e histórias fascinantes para públicos mais novos. São 16 narrativas agrupadas por regiões, que mostram a herança cultural constituída por indígenas, africanos e europeus.

As narrativas foram reunidas de forma a preservar a sua concepção e composição da forma mais remota possível, desde os tempos que em elas eram repassadas apenas oralmente entre gerações.

A obra possui contos conhecidos como a “A lenda da Iara”, popular na Região Norte. Já outros, como a “A morte de Zumbi”, narram trajetórias reais, mas acabam desmistificadas pela História.

A edição que costuma ser mais facilmente encontrada é a 2ª, lançada pela Global Editora em 2015.

8. Os meninos que viraram estrelas e outras histórias do Brasil, de Sávia Dumont

A autora reúne 13 histórias recolhidas em todo o país, protagonizadas por figuras folclóricas icônicas. A obra conta com ilustrações de Jô Oliveira.

O título do livro remete a uma lenda originária da tradição indígena do Mato Grosso, no qual as estrelas são lágrimas de indiozinhos que comeram a comida dos guerreiros.

Outros personagens folclóricos presentes no livro são a mula-sem-cabeça, o lobisomem, a cuca, o mão-pelada, o minhocão e a carnaubeira.

O livro foi lançado em 2002 pela Companhia das Letrinhas.

9. As 100 melhores lendas do folclore brasileiro, de A. S. Franchini

O autor traz a sua versão de algumas histórias do folclore nativo, nas quais o fantástico e o popular se unem para recriar antigos relatos sobre a formação dos povos e do território brasileiro.

Nas duas primeiras partes do livro, há narrativas que abordam sobre fenômenos da natureza e trazem explicações lúdicas sobre o mundo, como “o batismo das estrelas”, contos famosos como a fábula do coelho e da tartaruga.

Na terceira parte, o autor foca em trazer o perfil de seres como a mula-sem-cabeça, o lobisomem e até o chupa-cabra, cuja lenda repercutiu nos noticiários da década de 1990.

A obra foi publicada pela Editora L&PM em 2011.

10. Coisas do folclore, de Nelson Albissú

O livro traz uma coletânea de contos, lendas, trava-línguas, brincadeiras e outros elementos relacionados ao folclore nacional.

O autor é um premiado autor de literatura infantil e professor de Teatro da Universidade Católica de Santos.

As histórias ainda contam com ilustrações das renomadas e premiadas ilustradoras mineiras Andréa Vilela e Mirella Spinelli.

A edição mais encontrada para compra é a 5ª, publicada pela Editora Cortez em 2004.

Gostou das nossas dicas de leitura? Compartilhe!

Com informações de: Estante Virtual, G1, Terra, EBC

Fotos: (1) Divulgação | (2) Q2 Filmes/Divulgação

Blog Gênio Criador

Fique por dentro das novidades e conteúdos atualizados e importantes sobre criatividade, atualidade e o mundo editorial.

Faça a diferença e multiplique!

Busca