Livros para saber mais sobre o espectro autista

10 livros sobre autismo

Imprimir

Obras abordam as características, desafios e outros aspectos do transtorno do espectro autista

Por Danilo Moreira

O transtorno do espectro autista (TEA) é um tema vasto e complexo, que envolve um cuidadoso trabalho de conhecimento e acolhimento. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil pode ter mais de 2 milhões de pessoas com autismo.

Felizmente, há uma variedade de livros que ajudam a aprofundar o conhecimento e a empatia sobre o tema. Para contribuir sobre o assunto, a Gênio Criador Editora reuniu dez obras fundamentais para quem quer compreender melhor o autismo.

São obras de especialistas brasileiros e internacionais, que trazem orientações para familiares e profissionais de diversas esferas, que permeiam os cuidados com essas pessoas, além de desmistificar estereótipos e preconceitos.

Veja a seguir:

1. O cérebro autista, de Temple Grandin e Richard Panek

A obra traz uma ampla abordagem sobre o espectro autista, unindo ciência aos relatos pessoais de Grandin.

O livro aborda questões como a percepção sensorial, a linguagem, a emoção e o pensamento visual, mostrando como essas características diferem nos autistas em comparação com pessoas neurotípicas.

Longe de vê-lo apenas como uma deficiência, os autores reforçam a ideia de que a neurodiversidade é uma força importante para a sociedade. A obra defende, inclusive, que várias inovações históricas podem ter sido impulsionadas por mentes autistas.

No Brasil, foi lançado em 2014 pela editora Companhia das Letras, com tradução de Cristina Cavalcanti.

2. Mundo singular: entenda o autismo, de Ana Beatriz Barbosa Silva, Mayra Bonifácio Gaiato e Leandro Thadeu Reveles

Na obra, os autores esclarecem as dúvidas mais comuns sobre autismo, como os sintomas, o diagnóstico e os tratamentos, além de defenderem uma visão mais humana e positiva acerca dessas crianças que enxergam o mundo de forma tão singular.

O livro traz orientações práticas sobre diagnóstico, intervenções e convívio social. A linguagem acessível torna a obra ideal tanto para pais, quanto para profissionais da área da saúde e educação.

Os autores buscam equilibrar a explicação técnica com a empatia. Eles reforçam que cada criança com autismo é única e que o apoio individualizado é fundamental para o desenvolvimento.

A obra foi lançada no Brasil pela Editora Fontanar, em 2012.

3. Autismo: compreender e agir em família, de Sally J. Rogers, Geraldine Dawson e Laurie A. Vismara

O guia prático é voltado especialmente para pais de crianças pequenas com autismo. Baseado no programa Early Start Denver Model (ESDM), ele ensina estratégias de intervenção precoce que podem ser aplicadas no dia a dia.

As autoras explicam como a intervenção precoce pode ajudar a melhorar habilidades de linguagem, sociais e cognitivas. Elas oferecem uma abordagem passo a passo para integrar o aprendizado de habilidades no ambiente familiar, de maneira natural e divertida.

Em vez de focar no que a criança "não faz", o livro ensina a ampliar o que ela já consegue, promovendo confiança tanto para a criança quanto para seus pais.

A edição no Brasil que mais costuma ser encontrada à venda é a lançada em 2015 pela Lidel.

4. Autismo sem máscara: uma jornada de autodescoberta, de Devon Price

A ora explora o fenômeno do "mascaramento" no autismo, analisando como a pressão social leva muitas pessoas no espectro a esconderem seus traços autistas para se adaptarem às expectativas neurotípicas.

Além de pesquisas científicas, a obra também traz exercícios práticos para ajudar os leitores a compreenderem melhor o mascaramento e suas implicações, em um processo de autodescoberta e aceitação.

Além disso, Price, que também é ativista LGBTQIAP+, destaca que o autismo frequentemente permanece não diagnosticado em mulheres, pessoas racializadas, pessoas trans e não conformes com o gênero, que muitas vezes só reconhecem suas características autistas mais tarde na vida.

No Brasil, foi lançado pela nVersos Editora, em 2024, com tradução de Cássia Zanon.

5. Autismo: ao longo da Vida, de Deborah Kerches (org.)

A obra reúne capítulos escritos por diferentes especialistas sobre as diversas fases da vida de pessoas com TEA, da infância à vida adulta e envelhecimento.

São abordados temas como diagnóstico, tratamentos, inclusão escolar, mercado de trabalho, vida afetiva e envelhecimento, trazendo uma perspectiva ampla e muito necessária sobre o espectro.

O livro com múltiplas visões de autores, trazem informações práticas e atualizadas, e pode servir como guia de consulta para pais, profissionais de saúde e educadores.

A obra foi lançada em 2021 pela Literare Books International.

Livros sobre espectro autista

6. Humano à sua maneira: um novo olhar sobre o autismo, de Barry F. Prizant e Ton Fields-Meyer

No livro, o autor propõe uma nova visão de entendimento sobre o autismo: em vez de ver o TEA como uma lista de sintomas a serem corrigidos, ele o descreve como uma maneira diferente — e válida — de ser humano, e procura desvendar as causas emocionais do comportamento da criança e do adulto autista.

Prizant defende que o autismo deve ser compreendido dentro do contexto das necessidades emocionais, sociais e sensoriais das pessoas. Com linguagem acolhedora, o livro traz estratégias práticas valiosas tanto para famílias quanto para terapeutas.

Ao longo do livro, o leitor é convidado a abandonar a busca pela "cura" e adotar uma abordagem baseada em respeito e compreensão.

A edição que costuma ser mais encontrada à venda no Brasil foi lançada em 2023, pela Edipro, com tradução de Marcelo Cipolla.

7. Simplificando o autismo para pais, familiares e profissionais, de Thiago Castro (org.)

Coletânea de textos de diversos especialistas, traz um panorama múltiplo sobre o autismo de maneira simples e descomplicada. Ideal para quem busca informações confiáveis sem se perder em termos técnicos.

Cada capítulo aborda um aspecto diferente do TEA, como diagnóstico, terapias, inclusão escolar, sexualidade, arquitetura genética, direitos das pessoas autistas e aspectos na vida adulta.

A obra se destaca pela linguagem acessível e pela intenção clara de democratizar o conhecimento, atingindo um público amplo que vai além dos profissionais de saúde.

Foi lançado no Brasil em 2023, pela Literare Books International.

8. Pais de autistas: acolhimento, respeito e diversidade, de Andreia Stravoglannis (org.)

A autora reúne 29 autores dentre psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos e diversas mães para abordar os cuidados com pais de autistas.

Stravoglannis aborda os desafios, as dores e as vitórias de criar uma criança no espectro, sempre com uma perspectiva de esperança e de luta por uma sociedade mais acolhedora.

A obra lida com a percepção comum de que pais de filhos autistas devem ser terapeutas o tempo todo, e mostra que, na verdade, precisam cuidar da própria saúde mental, e manter uma rede de apoio que permita a manutenção de suas relações sociais, profissionais e familiares.

O livro foi lançado em 2022 pela editora Literare Books.

9. O autismo em meninas e mulheres: diferença e interseccionalidade, de Sílvia Ester Orrú

Este livro discute um tema ainda pouco explorado: as particularidades do autismo em meninas e mulheres. Orrú aborda como gênero, raça e classe social impactam o diagnóstico e o suporte às autistas.

A autora aborda como o autismo feminino muitas vezes passa despercebido por ser mascarado socialmente, o que leva a diagnósticos tardios e falta de suporte adequado. Ela também aponta caminhos para melhorar essa realidade.

O livro é importante para quem deseja expandir a compreensão do espectro autista para além dos estereótipos tradicionais, trazendo luz a questões urgentes e atuais, além de compartilhar estudos recentes sobre o tema.

A obra foi lançada pela Editora Vozes, em 2021.

10. O que me faz pular, de Naoki Higashida

Escrito quando o autor tinha 13 anos, o livro oferece uma perspectiva única sobre como é viver com autismo severo e não verbal (ou seja, com dificuldades de se comunicar por meio da fala). A obra é estruturada em forma de perguntas e respostas, com relatos emocionantes e surpreendentes.

O escritor japonês descreve sentimentos, dificuldades e alegrias com clareza, o que pode ajudar o leitor a desenvolver uma empatia profunda pelo universo autista.

A obra convida o leitor a repensar o que entende sobre comunicação, comportamento e humanidade.

No Brasil, foi publicada em 2014 pela editora Intrínseca, com tradução de Rogério Durst.

Gostou das indicações? Compartilhe e ajude a democratizar o conhecimento!

Com informações de: Terra, Estadão, Autismo e Realidade, Blog da Jaqueline Bifano, Ministério da Saúde

Fotos: Pixabay (geradas com IA)