Publicações ajudam a compreender causas, impactos e caminhos de superação
Por Danilo Moreira
O consumo abusivo de álcool é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2024, o uso nocivo do álcool é responsável por cerca de 3 milhões de mortes por ano, representando aproximadamente 5% de todos os óbitos globais.
No Brasil, dados do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) mostram que o consumo excessivo está associado ao aumento de doenças crônicas, acidentes e transtornos mentais, além de impactos diretos nas relações familiares e no ambiente de trabalho.
O Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo é celebrado no Brasil em 20 de fevereiro. A data visa destacar o alcoolismo como uma doença crônica e um grave problema de saúde pública, incentivando a prevenção e o tratamento.
Como a leitura pode ser uma ferramenta poderosa de conscientização, prevenção e acolhimento, o blog da Gênio Criador Editora reuniu 10 livros sobre alcoolismo que abordam o tema de forma técnica, histórica, psicológica e autobiográfica, ampliando o debate e oferecendo suporte para quem deseja entender melhor a dependência alcoólica.
Confira a seguir:
1. Álcool e drogas na História do Brasil, de Renato Pinto Venancio e Henrique Carneiro (orgs).
A obra reúne textos que propõem um olhar histórico sobre o consumo de álcool e drogas no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais.
Sob diversos ângulos de estudo e reflexão, o livro analisa o papel cultural das bebidas alcoólicas e outras drogas e como o consumo se relaciona com economia, política e costumes sociais.
A obra traz a amplitude de práticas sociais que vão da cura ao crime, da alimentação ao amor, da medicina à religião, da farmácia ao folclore, da biopolítica à geopolítica. É uma leitura indicada para quem deseja compreender o alcoolismo dentro de um panorama histórico e sociocultural mais amplo.
O livro foi publicado pela Editora Alameda, em 2005.
2. Álcool, cigarro e drogas, de Jairo Bouer
Conhecido por seu trabalho em Educação e Saúde, o psiquiatra Jairo Bouer apresenta uma abordagem didática sobre substâncias psicoativas, incluindo o álcool. A obra dialoga especialmente com jovens e educadores.
O autor explica os efeitos das bebidas alcoólicas no organismo, os riscos do consumo precoce e os impactos sociais associados ao abuso. A linguagem clara e informativa facilita a compreensão de temas científicos complexos que são abordados.
Além do caráter informativo, o livro também propõe reflexão sobre pressão social, comportamento de risco e prevenção, por meio de uma conversa franca com os adolescentes, sem discurso moralista ou slogans simplistas.
A obra foi lançada em 2005 pela Editora Panda Books.
3. O livro azul, dos Alcoólicos Anônimos
Conhecido como “Livro Azul”, é a principal obra da irmandade dos Alcoólicos Anônimos (AA), um dos projetos de acolhimento a alcoolistas mais famosos. Fundada em 1935 nos Estados Unidos, o AA atua no Brasil desde 1947.
A obra reúne relatos pessoais e apresenta o programa dos 12 passos, conjunto de princípios que orientam o processo de recuperação, e propõem um caminho de mudança pessoal e reconstrução de vida para quem deseja parar de beber.
Trata-se de leitura essencial para quem deseja entender a filosofia do AA, a metodologia de atuação e as atividades da recuperação em grupo.
O livro foi publicado pela Alcoólicos Anônimos World Services originalmente nos Estados Unidos, em 1939, mas possui diversas versões posteriores atualizadas, incluindo no Brasil.
4. Macaco, Leão ou Porco? – O abuso do álcool e seus problemas, de Fernando Behrens e Gian Calvi
O livro tem como objetivo apoiar crianças, vítimas de maus-tratos domésticos, ocasionados por pais alcoolistas, bem como a lidar melhor com a dor, os problemas e sentimentos ocasionados pelo alcoolismo na família.
A obra utiliza metáforas e ilustrações bem humoradas para explicar os diferentes comportamentos associados ao consumo excessivo de álcool, além de abordar as várias situações constrangedoras vividas pelas crianças.
A linguagem acessível e o formato didático tornam o livro indicado tanto para leigos quanto para profissionais que atuam com o público infantil.
A obra foi publicada pela Global Editora em 2010.
5. O alcoolismo, de Ronaldo Laranjeira e Ilana Pinsky
Clássica referência acadêmica no Brasil, a obra apresenta uma abordagem científica sobre a dependência alcoólica.
Os autores, especialistas em Psiquiatria e políticas públicas sobre drogas, discutem diagnóstico, tratamento, políticas de prevenção e impactos sociais.
Os especialistas também discutem os mitos e as verdades sobre o alcoolismo, numa obra focada na orientação de alcoolistas, familiares, educadores e autoridades.
O livro foi lançado pela Editora Contexto em 1997, e até hoje continua disponível para venda nas principais livrarias.

6. Álcool e outras drogas: o mal-estar contemporâneo, de Sergio Alarcon, Marco Aurélio Soares Jorge e Camila Magalhães Silveira (orgs.)
Organizado por pesquisadores da área da Saúde Pública, o livro traz artigos que discutem a dependência química em diversos âmbitos como políticas públicas, diagnóstico, grupos de acolhimento, abordagem terapêutica e outras esferas.
A obra reúne 16 capítulos e conta com a colaboração de 28 profissionais como psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, médicos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.
O livro é resultado do Curso de Atualização para a Atenção ao Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas, da Escola Politécnica da Fiocruz, no Rio de Janeiro.
A obra foi lançada Editora Fiocruz em 2012.
7. Nunca é o suficiente: a neurociência e a experiência do vício, de Judith Grisel
Na obra, a neurocientista, que também é dependente química, investiga como as drogas, incluindo o álcool, agem no cérebro e por que elas criam um ciclo de busca incessante pelo seu consumo.
A narrativa une relatos pessoais da autora, como seus próprios excessos e recuperação, a explicações claras sobre neurobiologia, facilitando a compreensão de leitores leigos e especialistas.
A obra explora fatores que moldam a vulnerabilidade ao vício, desde genética até mudanças neuroquímicas com o uso repetido, e discute as implicações dessas descobertas para prevenção e tratamento.
No Brasil, foi lançado pela Alta Life em 2022.
8. Álcool e suas consequências: uma abordagem multiconceitual, de Arthur Guerra de Andrade e James C. Anthony (orgs.)
Escrito por especialistas do meio acadêmico-científico nacionais e internacionais, a obra apresenta uma análise abrangente dos efeitos do álcool sob múltiplas perspectivas: médica, psicológica e social.
Organizada em nove capítulos, o livro aborda temas como as principais consequências em longo prazo relacionadas ao consumo moderado; dependência; padrões de consumação, além da relação do álcool com a violência e trânsito.
A obra também traz estudos científicos recentes sobre o tema, sendo recomendado a profissionais da Saúde e leitores que buscam aprofundamento técnico.
A obra foi publicada pela Editora Manole em 2012, com tradução de Carlos Bacci Junior.
9. O alcoolismo e as mulheres – Contexto e psicologia, de Jan Bauer
A obra foca em um recorte ainda pouco discutido: o alcoolismo feminino. Jan Bauer analisa aspectos psicológicos, sociais e culturais que influenciam o consumo de álcool entre mulheres.
O livro destaca como o estigma social pode dificultar a busca por ajuda e como fatores emocionais e históricos contribuem para o desenvolvimento da dependência.
A leitura é especialmente relevante para profissionais de Saúde Mental e para mulheres que desejam compreender melhor a questão sob a perspectiva de gênero.
A obra foi lançada pela Editora Cultrix em 2003, mas conta com edições mais recentes.
10. A saideira: uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência, de Barbara Gancia
Em tom autobiográfico, a jornalista Barbara Gancia, que já foi colunista do jornal Folha de S. Paulo e apresentadora do programa Saia Justa, do canal GNT, relata sua experiência com o alcoolismo e o processo de recuperação.
Com franqueza e seu humor ácido peculiar, a autora narra episódios pessoais, inclusive os oito acidentes de carros por estar embriagada ao volante, bem como recaídas e o caminho até a sobriedade.
A obra é um exemplo de relato pessoal contemporâneo sobre dependência do álcool no Brasil, e visa mostrar que é possível ser uma pessoa feliz sem beber.
O livro foi lançado pela Editora Planeta em 2018.
E aí, gostou das sugestões? Compartilhe!
Com informações de: Alcoolismo.com.br, El País, Alcoólicos Anônimos
Fotos: (1) Pixabay/Lechenie Narkomanii, (2) Pexels/Cottonbro Studio