Faça a diferença e multiplique!

Bienal do Livro 2018 reúne atrações para vários gostos em SP

Lançamentos, debates, palestras, espaços de conhecimento estão entre as atividades oferecidas para todas as idades

Por Danilo Moreira

Um grande ponto de encontro do saber. A 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo está repleta de atividades para diversos tipos de públicos. Com o tema “Venha fazer esse download do conhecimento”, a feira possui cerca de 1,5 mil horas de atividades como palestras, debates, contação de histórias, além dos tradicionais lançamentos e sessões de autógrafos com alguns dos principais nomes da literatura brasileira e mundial.

A Bienal é promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), e conta com mais de 190 expositores e cerca de 300 autores em 14 espaços. A expectativa é que a edição deste ano receba em torno de 700 mil visitantes, segundo a organização do evento.

Visitamos a feira e deixamos aqui algumas dicas sobre o evento. Mas corra, pois será até o dia 12 de agosto (domingo), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, zona norte da capital paulista.

Autores nacionais e internacionais

Autores de best-sellers internacionais também estão presentes na Bienal do Livro 2018, como a escritora americana Victoria Aveyard (série “A rainha vermelha”); o escritor especializado em temas LGBTQ David Levithan (autor de “Todo dia”, cuja adaptação está em cartaz nos cinemas); Marissa Meyer, que criou “As crônicas lunares” e Soman Chainani, conhecido pela série “A escola do bem e do mal”.

Já entre os nacionais, um dos principais nomes é Maurício de Sousa, que participará de várias atividades ao longo do evento, além do filósofo Mario Sérgio Cortella, escritores como André Vianco, Day Fernandes; a poeta, atriz e cantora Elisa Lucinda, entre outros nomes conhecidos do grande público e novos autores.

Assuntos para todos os gostos

Várias personalidades marcam presença no evento para abordar temas atuais e de interesse de diversos públicos e faixas de idade. Na Arena Cultural, espaço dedicado a mesas especiais, os filósofos Luiz Felipe Pondé, Renato Nogueira e o jornalista Milton Jung apresentam a mesa Ética e Filosofia (dia 10), que discutirá como a Filosofia pode contribuir com a sociedade nos tempos difíceis atuais.

Conhecida como a “Grande Dama do Teatro Brasileiro”, Fernanda Montenegro, que lançou recentemente Fernanda Montenegro – Itinerário fotobiográfico, participa de um bate-papo com o público no dia 11. Na mesma data, o filósofo Mario Sergio Cortella e o cartunista Maurício de Sousa comentam sobre a obra "Vamos Pensar + um pouco" (Cortez Editora), que lançaram em parceria.

Especialmente em ano de Eleições, abrir espaços para debater sobre temas importantes que envolvem toda a sociedade são cada vez mais necessários. Um dos espaços que exercem essa responsabilidade é o Salão de Ideias, que apresenta nomes importantes de diversas áreas para discutir temas como feminismo, racismo, censura, literatura política, entre outros assuntos relevantes. 

salão de ideias bienal 2018

No dia 10, a pesquisadora acadêmica Ligia Ferreira e a escritora Bianca Santana abordam sobre os legados dos 130 anos de abolição da escravatura. No mesmo dia, o professor doutor em História Petrônio Domingues e o Frei David Santos abordam sobre a Liderança Negra em diferentes movimentos sociais.

Já no dia 11, um dos destaques é a mesa promovida pelos professores Osvaldo Coggiola e Alexia Bretas, que refletem sobre as heranças políticas, culturais e comportamentais de 1968 e sua relação com os suas atuais, 50 anos depois.

Atrações infantojuvenis e Educação

A Bienal do Livro 2018 conta com várias atrações para crianças e adolescentes se divertirem e aprenderem. O Espaço Infantil Tenda das Mil Fábulas homenageia um dos clássicos da cultura árabe, o “Livro das Mil e Uma Noites”, como é conhecido no Ocidente. O local oferece diversas opções de entretenimento para as crianças, como fábulas, lendas, contação de histórias, contos, homenagem a escritores brasileiros consagrados entre o público infantil, além de outras atrações, que mostram a diversidade cultural brasileira e como a cultura conecta pessoas. Um dos destaques é o percussionista Carlinhos Ferreira e integrantes da Orquestra Mundana Refugi, grupo formado por refugiados de diversos países, com sede em São Paulo (SP).

Professores e educadores também contam com um atividades para discutirem sobre as melhores práticas e desafios no setor que atuam. Novidade nesta edição, o Espaço do Saber Microsoft, voltado para práticas e iniciativas na área da Educação, apresenta debates e palestras com temas como tecnologia, inovação, acessibilidade e Internet.

Mais alguns destaques

A Bienal Internacional do Livro 2018 também conta com outras atrações e novidades. Veja alguns destaques a seguir:

Encontro de fãs – Você tem paixão por uma determinada obra e gosta de compartilhar com outros fãs? Às 20h, a Arena Cultural se torna um espaço para reunir apaixonados por obras como a saga Harry Potter e autores como J.R.Tolkien (O Senhor dos Anéis") e jovens autores como Vitor Martins (Um milhão de finais felizes).

Cordel e Repente – Área destinada a homenagear dois ícones da cultura nordestina, a literatura de cordel e o repente, o local traz lançamentos, oficinas, além de 100 artistas entre cordelistas, repentistas, escritores, músicos e contadores de histórias.

Cozinhando com palavras – Chefes de cozinha e outras personalidades apresentam debates, aulas e bate-papos abordam sobre a relação da gastronomia com a cultura e literatura, além de questões sociais.

E tem MUITO mais! Confira a programação completa clicando aqui (sujeita a alterações). Além das atividades nos espaços especiais do evento, veja também as atrações que acontecem nos estandes das editoras.

Prepare seu bolso... para os preços atrativos!

Todo mundo sabe que o Brasil passa por uma situação econômica desafiadora e de contenção de gastos, e a Bienal do Livro 2018 parece estar ciente disso. Você pode até visitar o local “apenas para passear” e, talvez por estar sem grana, planejar comprar apenas “um livro aqui ou ali, para dizer que não levou nada”.

Se você tem a pretensão de levar à risca esse objetivo, terá como desafio os diversos estandes com livros a preços populares, como 10 reais, por exemplo. De modo geral, são best-sellers, religiosos, didáticos, infantis, obras de autoajuda, histórias em quadrinhos (HQs) ou versões pocket de clássicos e sucessos nacionais/internacionais. Mas se você pesquisar bastante, pode se surpreender ao se deparar com alguns títulos inimagináveis a preço mais acessível. Chegamos a encontrar livros a 3 reais!

bienal do livro sp 2018

Os preços vantajosos não param por esses estandes. Há também editoras maiores que oferecem descontos especiais em boa parte de seus livros (incluindo lançamentos), seja no produto em si, ou ao atingir determinado valor de compra. Em algumas editoras, ao realizar qualquer compra, o cliente pode também receber um cupom de desconto para ser utilizado na compra de outros produtos nas livrarias.

Primeira vez na Bienal

“Eu gostei muito. Quase não sabia para onde olhar com tanta opção”, conta o designer gráfico Lucas Rodrigues, de 27 anos, que visitou a Bienal pela primeira vez no dia da abertura. “Os estandes de modo geral são bem montados, criativos, com opções variadas e bons descontos”, afirma. Sua única crítica é em relação à sinalização, que segundo ele, poderia estar ainda mais presente no espaço. “Felizmente tem o aplicativo que eles disponibilizam, na qual é possível se localizar com mais facilidade”, explica.

O jovem, que pretende investir na carreira de escritor, conta que costuma ler livros regularmente, tendo iniciado seu gosto ainda na infância com obras do francês Júlio Verne (1828-1905). “Curto ler principalmente mistério, ação, fantasia, clássicos e livros que me ensinem mais sobre o mundo em que vivo”, relata Rodrigues.

Endereço e ingressos

Agora que você conferiu um pouco do que irá acontecer nos próximos dias na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, anote o endereço, horários e informações sobre ingressos:

Data: até 12 de agosto.
Local: Pavilhão Anhembi (Pavilhão de Exposições do Anhembi) – Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo (SP).
Ingressos: até 5ª – 20 reais (inteira); de 6ª a domingo, 25 reais (inteira), que podem ser adquiridos na bilheteria ou pelo site www.bienaldolivrosp.com.br. Pessoas que possuem cadastro na categoria Plena do SESC tem acesso gratuito.
Deslocamento: para quem optar por transporte público, vá até a estação Portuguesa-Tietê (Linha 1 Azul do Metro), e pegue um dos ônibus gratuitos para o evento. O estacionamento custa 40 reais.
Site oficial: www.bienaldolivrosp.com.br/

Com informações de: Bienal do Livro, G1, Estadão, UOL

Faça a diferença e multiplique!

Busca