Faça a diferença e multiplique!

Capa do livro Campo de Estrelas, lançado pela Gênio Criador Editora

Lançamento da Gênio Criador Editora, obra mostra curiosidades da Catedral e conta com depoimento de Sonia, peregrina do Caminho de Santiago, uma das maiores rotas católicas do mundo

Por Danilo Moreira

Situada na cidade que leva o seu nome, na Espanha, a Catedral de Santiago de Compostela começou a ser construída no ano de 1.075. Ao longo dos séculos, ganhou novas características e tornou-se um imponente templo católico, um dos mais belos e conhecidos do mundo.

O local, onde estão enterrados os restos mortais do apóstolo Tiago, um dos discípulos de Jesus, segundo a tradição cristã, é o destino final dos Caminhos de Santiago, um conjunto de rotas de peregrinação cristã. São cerca de sete rotas históricas: o Caminho Francês, o Caminho do Norte, a Vía de la Plata, a Rota Marítimo fluvial, o Caminho Inglês, o Caminho Primitivo e o Caminho Português.

É claro que uma catedral imponente e uma série de rotas de peregrinações milenares são carregadas de histórias interessantes e, certamente, devem marcar para sempre quem viveu essas experiências. É o caso da escritora e educadora baiana Conceição Barros que, fascinada com a história do local, reuniu sua vivência e pesquisa no livro Campo das Estrelas — história, arte e fé, lançamento pela Gênio Criador Editora. A obra, a autora revela curiosidades culturais, religiosas e arquitetônicas sobre o local, além de trazer suas impressões como visitante.

Além do seu relato, Conceição traz a contribuição da jornalista e coautora Sonia Di Rebouças, que fez os trajetos dos caminhos francês (cerca de 800 km) e português (270 km) até a Catedral e, em uma carta, dedicada à amiga, compartilha com os leitores do livro a sua valiosa experiência como peregrina até o local.

A obra também conta com prefácio do Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva.

Para falar de um tema tão especial, o blog da Gênio Criador Editora convidou a autora Conceição Barros e a coautora Sonia Di Rebouças para falarem sobre o livro e a vivência que tiveram com o local.

Booktokers para ler livros e estudar

Perfis trazem resenhas de obras, curiosidades e outras novidades que integram o universo dos livros e do conhecimento

Por Danilo Moreira

Lançado em 2016, o aplicativo de vídeos chinês TikTok possui quase 100 milhões de usuários ativos no Brasil, segundo levantamento do DataReportal, divulgado início deste ano. O país é o terceiro do ranking mundial e fica atrás apenas da Indonésia, com 123,8 milhões e dos Estados Unidos, com 140 milhões.

O app tem se popularizado ano a ano com as famosas dancinhas, desafios e tags que viralizam para além da mídia social. Mas você sabia que lá também existem canais que são bastante úteis tanto para fomentar o hábito da leitura como para auxiliar nos estudos?

O blog da Gênio Criador Editora selecionou dez perfis do TikTok para pessoas apaixonadas por livros e para quem deseja se preparar para vestibulares e concursos.

Para facilitar, a lista foi dividida em duas partes: a primeira é focada nos booktokers, ou seja, especializados em livros; a segunda é dedicada a profissionais focados no ensino de disciplinas específicas.

Veja a seguir:

Livros sobre aquecimento global

Publicações alertam para causas, consequências e possíveis soluções em um mundo com fenômenos cada vez mais atípicos e extremos

Por Danilo Moreira

Já não é novidade que o planeta está mais quente e que o clima está mudando. Há anos, pesquisadores têm avisado sobre as consequências de práticas como desmatamento, poluição, parca gestão de resíduos e posturas que passam longe da sustentabilidade.

A tragédia que tem acontecido no Rio Grande do Sul, com enchentes que afetaram mais de 440 municípios, é um exemplo concreto dessas previsões. Mas não é o único. Recentemente, Dubai foi notícia mundial devido a uma forte tempestade que alagou ruas.

Segundo relatório Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) divulgado em 2022 pela World Resources Institute (WRI) Brasil, atualmente, 3,3 bilhões de pessoas vivem em países altamente vulneráveis aos impactos climáticos. São locais como o Sul da Ásia, América Central, América do Sul e em grande parte da África Subsaariana.

Segundo a ONU, na última década (2010–2019), eventos relacionados ao clima provocaram o deslocamento estimado de 23,1 milhões de pessoas por ano, em média, o que deixou muitas famílias mais vulneráveis à pobreza.

Para ajudar a compreender melhor as mudanças climáticas e seus efeitos, a Gênio Criador Editora selecionou alguns livros que abordam sobre essa questão, bem como mostram os desafios e possíveis soluções para atenuar o cenário ou, pelo menos, ajudar a sociedade a se preparar para comportamentos mais atípicos e extremos do clima.

Marca Gênio Criador 20 anos

Saiba mais curiosidades sobre o logo que representa a Editora

Por Danilo Moreira

Quais histórias uma marca pode carregar em seu DNA? Fundada em 2017, a Gênio Criador Editora possui o logotipo caracterizado, em especial, por uma lâmpada, que possui diversas representações: insight, entendimento, consciência, conhecimento, resposta, solução e sabedoria.

No mês em que a marca completa 20 anos, a Gênio Criador Editora abre o seu livro e conta a história do seu logo. Ele simboliza o desejo de uma psicóloga de fomentar uma importante capacidade humana: a Criatividade.

Conversamos com a Diretora Editorial, Cleusa Sakamoto, que aborda como surgiu a ideia do logo, que já representou um projeto social voltado para Criatividade.

Cleusa é psicóloga há mais de quarenta anos e também atua como pesquisadora na área da Criatividade, motivo que a fez se engajar em projetos que incentivassem a capacidade criativa do ser humano. Confira este bate-papo especial abaixo.

Cartas ao desconhecido, de Luan Magustero

Autor paulista lança “Cartas ao desconhecido ou Vida sem palavras a dizer” pela Gênio Criador Editora

Por Danilo Moreira

“(...) tu encontrarás nestas cartas e poemas palavras imanentes e que ainda não se extinguiram com a vida. E as que aqui no encontro, as que resistem, necessitam se copular e prenhar.”

O trecho, extraído da apresentação de Cartas ao desconhecido ou Vida sem palavras a dizer, traz um pouco do espírito da obra, escrita por Luan Magustero e publicado pela Gênio Criador Editora.

Página 1 de 24

Seja um Gênio você também!

Busca