Gênio Criador Editora

Livros sobre os impactos da IA

Obras explicam conceitos e refletem sobre os rumos, oportunidades, riscos, dilemas e implicações éticas da IA em nossos dias e no futuro

Por Danilo Moreira


Há um tempo, a inteligência artificial (IA) deixou de ser apenas um tema técnico restrito a cientistas da computação para se tornar uma das forças mais transformadoras da sociedade atual. Suas aplicações já impactam a política, o mercado de trabalho, a Educação, a Cultura e até a maneira como tomamos decisões cotidianas.

Com o avanço da IA generativa e dos algoritmos de aprendizado da máquina, surgem também desafios éticos e sociais que exigem maior reflexão crítica. Em outras palavras: para aonde estamos indo com a IA? Para te ajudar a pensar mais sobre essa questão, a Gênio Criador Editora reuniu 10 livros para entender os impactos da IA em diversas esferas da sociedade.

As obras oferecem visões técnicas, filosóficas, geopolíticas e culturais sobre o fenômeno. São obras indicadas para estudantes, professores, pesquisadores, gestores e qualquer pessoa interessada em acompanhar o debate contemporâneo sobre o tema.

Veja a seguir:

Obras reúnem históricos de repressões sofridas no decorrer de séculos, além da formação de movimentos de resistência e direitos conquistados

Por Danilo Moreira


Desde 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de considerar a homossexualidade como doença. Ainda assim, o Brasil segue como um dos países que mais matam LGBTs no mundo. Segundo o levantamento do Grupo Gay da Bahia (GGB), o país registrou 291 mortes violentas de pessoas LGBT+ ou movidas por LGBTfobia em 2024, aumento de 13,4% em relação a 2023.

Uma das formas de combater esse triste cenário é com a informação. Pensando nisso, a Gênio Criador Editora reuniu 10 livros que ajudam a compreender o desenvolvimento e resistência de movimentos LGBTQIAP+ no Brasil.

São obras que abordam desde a repressão nos tempos coloniais pela Igreja e o Estado, da ditadura militar, até os caminhos atuais das políticas públicas e embates com movimentos conservadores, passando por temas como cidadania trans, cobertura da imprensa, direitos garantidos e momentos históricos decisivos.

Os livros são indicados para estudantes, professores, ativistas e qualquer pessoa interessada em entender os caminhos e desafios da diversidade sexual e de gênero. Entender essa trajetória é essencial para refletir sobre o presente e construir um futuro mais justo, inclusivo e com respeito.

Veja a seguir:

livro Cadê o meu quintal, de Marilena Flores Martins

Assistente social compartilha sua trajetória e orientações em defesa de uma sociedade que valorize o direito ao brincar

Por Danilo Moreira

A depender da sua idade, de onde você cresceu e da sua história de vida, provavelmente as suas memórias de infância mais construtivas passaram por um quintal – que, pode, inclusive, ser a rua.

Esse microcosmo, que representa um importante universo de descobertas e é fundamental para o desenvolvimento humano, é a figura central de Cadê o meu quintal, novo livro da assistente social Marilena Flores Martins e que está sendo lançado por meio da Gênio Criador Editora. O livro será lançado no dia 23, num evento especial na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis (mais detalhes no final da matéria).

Livros para entender o autismo

Obras abordam as características, desafios e outros aspectos do transtorno do espectro autista

Por Danilo Moreira

O transtorno do espectro autista (TEA) é um tema vasto e complexo, que envolve um cuidadoso trabalho de conhecimento e acolhimento. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil pode ter mais de 2 milhões de pessoas com autismo.

Felizmente, há uma variedade de livros que ajudam a aprofundar o conhecimento e a empatia sobre o tema. Para contribuir sobre o assunto, a Gênio Criador Editora reuniu dez obras fundamentais para quem quer compreender melhor o autismo.

São obras de especialistas brasileiros e internacionais, que trazem orientações para familiares e profissionais de diversas esferas, que permeiam os cuidados com essas pessoas, além de desmistificar estereótipos e preconceitos.

Veja a seguir:

Livros sobre o horror do regime nazista

Obras abordam a ascensão e os impactos de um dos regimes mais cruéis da História

Por Danilo Moreira

Em janeiro deste ano, enquanto falava para apoiadores do presidente norte-americano Donald Trump, o bilionário Elon Musk fez duas saudações que foram atribuídas ao estilo nazista. Intencionais ou não, os gestos viralizaram mundialmente e suscitaram discussões sobre o quanto as sombras do nazismo ainda estão presentes nos dias atuais.

O regime nazista foi um dos mais cruéis da história da humanidade. A ideologia extremista, sob a liderança de Adolf Hitler (1889-1945), pregava a crença falsa da raça superior e lançou o país na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Também promoveu genocídios, como os praticados no campo de concentração de Auschwitz (foto), na Polônia, e deixou cicatrizes profundas no mundo.

Compreender esse período é essencial não apenas para manter viva a memória das vítimas, mas também para evitar que erros semelhantes se repitam. Para ajudar nesse objetivo, a Gênio Criador Editora selecionou algumas das obras mais importantes para quem deseja se aprofundar no estudo do nazismo e suas consequências.

São obras que trazem relatos históricos, dados, curiosidades, desdobramentos e testemunhos de sobreviventes, que ajudam a lançar luz sobre esse tema complexo e perturbador.

Confira a seguir:

Página 1 de 26

Faça a diferença e multiplique!

Busca