Gênio Criador Editora

Cartas ao desconhecido, de Luan Magustero

Autor paulista lança “Cartas ao desconhecido ou Vida sem palavras a dizer” pela Gênio Criador Editora

Por Danilo Moreira

“(...) tu encontrarás nestas cartas e poemas palavras imanentes e que ainda não se extinguiram com a vida. E as que aqui no encontro, as que resistem, necessitam se copular e prenhar.”

O trecho, extraído da apresentação de Cartas ao desconhecido ou Vida sem palavras a dizer, traz um pouco do espírito da obra, escrita por Luan Magustero e publicado pela Gênio Criador Editora.

Livros que foram proibidos

Romance “O avesso da pele”, de Jeferson Tenório, foi recolhido de escolas de três estados brasileiros; nos EUA, mais de 4 mil livros foram removidos de bibliotecas somente em 2023 

Por Danilo Moreira

Recentemente, autores brasileiros têm sido notícia por conta de tentativas de proibições de seus livros em escolas. Um desses romances é “O avesso da pele”, do escritor carioca Jeferson Tenório, que foi recolhido de uma escola no Rio Grande do Sul e pelos governos do Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná, conforme conta o G1.

Os locais que vetaram o livro afirmam, de modo geral, que a obra possui “linguagem imprópria para menores” e “conteúdo sexual”, acusação endossada por deputados conservadores.

Lançada em 2020 e vencedor do Prêmio Jabuti, a obra denuncia o racismo estrutural e, desde 2022, faz parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

O caso de “O avesso da pele” (Companhia das Letras) é um exemplo de um cenário preocupante que vem se configurando nos últimos anos no universo dos livros. Grupos conservadores, políticos e organizações religiosas têm promovido tentativas cada vez mais organizadas de proibição de obras, especialmente em escolas.

O Brasil não é o único país a ver essas tentativas de censura. Nos Estados Unidos, por exemplo, um levantamento da Associação Americana de Bibliotecas (ALA, na sigla em inglês) aponta que, em 2023, foram removidos 4.240 títulos de bibliotecas no país, quase o dobro do registrado em 2022, em que 2.571 livros foram vetados. É o maior número desde o início do monitoramento, há mais de duas décadas.

Curiosamente, a maior parte das obras debatem questões como racismo, diversidade e denunciam mazelas sociais e violações de direitos humanos. O movimento preocupa editoras, autores, profissionais do livro, associações e demais entusiastas da liberdade de expressão.

Para contribuir com a reflexão sobre esse tema, a Gênio Criador Editora selecionou alguns livros consagrados de autores brasileiros e estrangeiros que já foram vítimas de proibições.

Veja a seguir:

Livros com curiosidades sobre a língua portuguesa

Obras investigam as origens, influências e curiosidades do nosso idioma

Por Danilo Moreira

Você já parou para pensar que as palavras que você pronuncia todos os dias são carregadas de séculos de histórias, legados de povos e outras características que as trouxeram até aqui?

Desde 1999, a ONU celebra o Dia Internacional da Língua Materna, comemorada no dia 21 de fevereiro. A iniciativa visa promover e preservar diversidade linguística, além de valorizar a expressão cultural existente por meio dela e a sua multiplicidade.

Aproveitando a data, a Gênio Criador Editora elencou alguns livros de especialistas para conhecer mais sobre a trajetória e a riqueza da nossa língua portuguesa.

Livros lançados pela Gênio Criador Editora em 2023

Ano teve lançamentos de versões impressas e publicações digitais em Educação, Psicologia, Saúde, Artes, Direitos Humanos, Gestão e outras áreas do conhecimento

Por Danilo Moreira

Encerramos 2023 celebrando mais lançamentos na Gênio Criador Editora. Ao longo do ano, foram nove obras com importantes contribuições para diversos segmentos, como Educação, Psicologia, Arte, entre outras.

"Em 2023, celebramos 6 anos com 70 livros publicados desde a nossa fundação. Com nossa esmerada dedicação, temos encontrado uma reciprocidade gratificante de nossos autores e leitores. Esse reconhecimento pela qualidade de nossos livros só aumenta nossa responsabilidade e compromisso com o desejo de sempre melhorarmos mais e mais. Nosso acervo de livros digitais gratuitos tem oferecido conteúdo de relevância e, desde 2023, conta com a inscrição de DOI (Digital Object Identifier), que contribui para a democratização do conhecimento científico, motivo de grande satisfação para nós. Quero deixar nossa gratidão a nossos autores, parceiros e leitores por mais esse ano de trabalho juntos! Muito obrigada!”, afirma a Diretora Editorial, Cleusa Sakamoto.

Confira a seguir os lançamentos recentes da Gênio Criador Editora:

Livro sobre a área da Saúde

Livro publicado pela Gênio Criador Editora amplia visões sobre rotinas, inovações e desafios da área da Saúde no país

Por Danilo Moreira

As duas primeiras décadas deste século já demonstraram a complexidade de um cenário de mudanças sociais e desafios, que impactam no trabalho de profissionais de Saúde. Mas quais são esses impactos e dilemas que esses trabalhadores e a área têm enfrentado, de modo geral?

Essas e outras questões estão presentes no livro Saúde e Contemporaneidade: dilemas, desafios e inovações, publicado pela Gênio Criador Editora. Organizada pelas pesquisadoras Cleusa Sakamoto e Hilda Avoglia, a obra reúne dez artigos de especialistas que abordam sobre dilemas, questionamentos, desafios, soluções e inovações na área.

De acordo com Hilda, a ideia do livro veio de inquietações originadas na pandemia de Covid-19. Dessa forma, nasceu a necessidade de propor uma obra que abordasse questões do cotidiano vividas pelos mais diversos profissionais de Saúde.

Página 1 de 23

Seja um Gênio você também!

Busca