- Gênio Criador
- Blog
- Acessos: 89
10 livros para quem busca mais saúde mental em 2026
Obras trazem reflexões sobre produtividade, autoestima, desaceleração do tempo e qualidade de vida
Por Danilo Moreira
Cuidar da saúde mental tornou-se uma necessidade urgente em um mundo marcado por excesso de estímulos, pressões constantes e ritmos cada vez mais acelerados.
Neste mês está sendo promovida a campanha nacional Janeiro Branco, dedicada à conscientização sobre saúde mental. A iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, inspirada por movimentos como o Outubro Rosa. Mais do que um alerta pontual, o movimento propõe um compromisso contínuo com o cuidado emocional ao longo do ano.
Pensando nisso, a Gênio Criador Editora preparou uma seleção com 10 livros essenciais para quem busca saúde mental e bem-estar em 2026. São obras que exploram diferentes temáticas relacionadas, como o cansaço, gestão do tempo e autoestima, que ajudam a oferecer ferramentas práticas e reflexivas para viver com mais consciência, leveza e humanidade.
Apesar da lista de leitura reunir aspectos importantes e reflexões muito férteis sobre o assunto, a Psicóloga e Diretora Editorial da Gênio Criador Editora, Cleusa Sakamoto, faz uma ponderação: “a saúde mental pode ser pensada como um bem próprio, que você constrói ao longo da vida e, portanto, requer dedicar cuidados, fazer escolhas e tomar decisões. Não são atitudes simples, mas podem ser acessíveis a qualquer um que deseje valorizar-se cada dia mais!”
Cleusa complementa com algumas dicas. “Ler e se instruir, buscar autoconhecimento, por exemplo, por meio de atendimento clínico especializado e exercitar a auto percepção são exemplos de atividades que potencializam a saúde mental.”
Veja os livros indicados a seguir:
