Gênio Criador Editora

Obras abordam desde a história do teatro a técnicas essenciais de criação de personagens e interpretação

Por Danilo Moreira

O teatro, uma das manifestações artísticas mais antigas da História da Humanidade, é um exercício que transcende a individualidade e se manifesta no coletivo, permitindo a expressão de culturas, tradições, contestações, resistências e muito mais. A palavra teatro vem do grego théatron, que significa “lugar para olhar”.

Ainda que diversos povos antigos, como os egípcios, já utilizassem elementos teatrais especialmente nas celebrações míticas, o teatro tal qual conhecemos tem origem na Grécia Antiga, no século IV. a.C, durante os festivais anuais que contavam a história de Dionísio, que na mitologia grega, era o deus do vinho, da alegria, entusiasmo e da fertilidade. Já no Brasil, arte teatral chegou no século XVI com os padres jesuítas, que a utilizavam como instrumento para catequizar povos indígenas.

Neste mês, no dia 19, foi celebrado o Dia Nacional do Teatro. A data é uma homenagem a essa arte e aos profissionais da área. No mesmo dia, desde 2017, também é celebrado o Dia Nacional do Teatro Acessível, que alerta para a importância da acessibilidade de pessoas com deficiência às artes cênicas.

Para celebrar esta manifestação cultural tão importante, a Gênio Criador Editora reuniu uma lista de livros essenciais para quem faz parte desse universo ou sente interesse. Veja mais a seguir:

Obra da jornalista e historiadora Lilian Crepaldi reflete sobre a importância de entender o passado para compreender o presente

Por Danilo Moreira

Como contar a história de um povo e um local? Mais do que simples relatos nostálgicos e legados culturais, essas narrativas representam uma vitrine necessária, que reflete nossa composição como sociedade e contribuem para uma melhor compreensão sobre ela. Próxima a capital paulista, São Caetano do Sul tem uma população que demonstra orgulho da sua trajetória. Com quase 160 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade conta com uma área em torno de 15,4 km2 e ostenta um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do País segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013.

Livros mostram curiosidades regionais e como a experiência de conhecer outras localidades é enriquecedora para a alma e um encontro consigo mesmo

Por Danilo Moreira

Seja pelo País ou no exterior, viajar é uma experiência enriquecedora. Dentre aos diversos benefícios, é uma oportunidade de ter contato com outras culturas, sair da zona de conforto, abrir a mente, aliviar o stress e fazer novos contatos.

Para te ajudar a se inspirar a embarcar na experiência de uma viagem, a Gênio Criador Editora reuniu algumas indicações de livros que mostram não só os fascínios e experiências vivenciadas pelas personagens, mas convida a refletir sobre a importância de buscar expandir nosso mundo para além das fronteiras que podemos imaginar.

Veja mais a seguir:

Obras abordam sobre a relação do ser humano com a natureza, além das consequências do uso irresponsável dos recursos naturais e dicas que ajudam a preservar o meio ambiente

Por Danilo Moreira

O mês de junho é conhecido por ser repleto de ações que celebram e alertam para a importância do meio ambiente e das práticas sustentáveis. As datas mais conhecidas que integram o calendário são a Semana Mundial do Meio Ambiente (entre os dias 1 e 5/6), Dia da Ecologia, Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Nacional da Reciclagem (5/6).

Uma das armas mais importantes para a conservação do meio ambiente é o conhecimento, e pensando nisso, a Gênio Criador Editora reuniu algumas indicações de obras para te ajudar na reflexão sobre a importância do ecossistema, as consequências de anos de devastação e outras agressões aos recursos naturais, contando também com dicas de boas práticas sustentáveis.

Obras abordam sobre as características, complexidades, a resistência negra e consequências da escravidão no País

Por Danilo Moreira

No dia 13 de maio costuma ser relembrada a abolição da escravatura, oficializada no Brasil em 1888 por meio da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel. No período, é comum que instituições, especialmente as relacionadas à luta do povo negro promovam reflexões sobre as consequências desse triste período.

O Brasil foi um dos últimos países a abolirem oficialmente a escravidão, contudo, até hoje, a população negra ainda sente os efeitos desse regime. Além disso, não raro, até hoje a mídia ainda noticia casos de trabalhos análogos à escravidão em diversos locais do País.

Para auxiliar no conhecimento referente ao assunto, a Gênio Criador Editora reuniu algumas indicações de obras acadêmicas que abordam o assunto relatando sobre as características e consequências do escravismo no País. Veja mais a seguir:

Página 1 de 12

Faça a diferença e multiplique!

Busca