Gênio Criador Editora

Dúvidas sobre adoção e entrevista com Gina Levinzon

Especialista indica livros sobre adoção e fornece orientações para uma relação parental saudável

Por Danilo Moreira

Você pensa em adotar uma criança ou adolescente? Já adotou? É adotado(a)?

É normal que o tema da adoção envolva expectativas e dúvidas. O importante é sempre procurar orientação de especialistas e se informar sobre o assunto, afinal, são histórias de vida que se tornam uma só, em família.

De acordo com a (M)Dados, setor de análise de informações do jornal Metrópoles, cerca de 1.656 crianças brasileiras passaram pelo processo de adoção em 2021, 11,9% a mais do que em 2020.

Naquele ano, com as limitações impostas pela pandemia de Covid-19, o número estava em queda, mas desde 2021 vêm demonstrando recuperação. Os dados são do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para te auxiliar com algumas dúvidas sobre a adoção, entrevistamos a psicanalista Gina Khafif Levinzon, que desde os anos 1980 atende crianças, adolescentes, pais e outras pessoas relacionadas ao universo da adoção.

Levinzon também é pesquisadora e coordena, em parceria com a analista didata e psicanalista Alicia Dourado de Lisondo, o Grupo de Estudos sobre Adoção e Parentalidade, na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).

Em entrevista ao blog da Gênio Criador Editora, a especialista aborda sobre as questões recorrentes do processo de adoção e adaptação da criança, de que forma os familiares podem ajudar na relação de convivência, além de indicar livros sobre o assunto.

Confira a entrevista a seguir:

Como elaborar artigo acadêmico

Confira algumas orientações que podem te ajudar a fazer um artigo acadêmico de sucesso

Por Danilo Moreira

O artigo científico é um formato bastante eficiente de reunir e divulgar dados de sua pesquisa.

Contudo, escrever esse tipo de texto acadêmico, assim como outros que retratam estudos científicos, requer planejamento, disciplina, maturidade, precisão e domínio sobre o assunto a ser abordado.

Por isso, é comum que surjam dúvidas sobre qual é a melhor forma de elaborar o artigo científico para torná-lo atraente, claro e eficaz.

Para te ajudar a escrever bons artigos científicos, a Gênio Criador Editora reuniu algumas dicas abaixo para te ajudar desde a fase de planejamento do artigo científico até sua publicação.

Confira a seguir:

Livros sobre ensino no Dia Mundial da Educação

Veja indicações de algumas obras que falam sobre os desafios dos educadores em vários aspectos, além de propor caminhos e inovações na área

Por Danilo Moreira

Quais são os desafios da Educação no Brasil?

A resposta para essa pergunta certamente renderia muitas linhas.

Além das necessidades em termos de políticas públicas, as evoluções tecnológicas transformaram o mundo, as relações humanas e o âmbito educacional.

Assim, além de encarar desafios que às vezes podem envolver itens básicos, os educadores também precisam se adaptar às demandas de uma sociedade em constante transformação e formar cidadãos preparados para viver nesse cenário.

Livros sobre bipolaridade

Obras abordam sobre os sintomas de transtorno bipolar, dão orientações sobre diagnóstico e tratamento, além de lições sobre o cotidiano com a doença

Por Danilo Moreira

Você sabe o que é bipolaridade?

O transtorno afetivo bipolar (TAB) ou transtorno bipolar do humor (TBH) tem como principal característica a alternância de dois estados emocionais distintos, tais como extrema tristeza e intensa euforia.

Essas flutuações de humor podem influenciar negativamente no comportamento e atitude dos pacientes, afetando a saúde mental e a qualidade de vida. Por isso, é importante procurar um médico especializado para identificar e tratar a doença.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o transtorno afetivo bipolar atinge atualmente cerca de 140 milhões de pessoas no mundo.

Para conscientizar sobre a importância da identificação e tratamento da doença, A International Society for Bipolar Disorders estabeleceu o Dia Mundial do Transtorno Bipolar, celebrado no dia 30 de março, dia de nascimento do pintor holandês Vincent Van Gogh, postumamente diagnosticado. 

Publicações contam e refletem sobre os primórdios, bastidores, curiosidades e legados do evento que revolucionou a arte brasileira a partir do século XX

Por Danilo Moreira

O mês de fevereiro marca o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, que aconteceu entre os dias 13, 15 e 17 daquele ano no Theatro Municipal de São Paulo, na capital paulista.

Com uma proposta de fazer uma arte “mais nacional,” o evento revolucionou a cultura brasileira e deixou diversos legados por meio do movimento modernista.

Para celebrar a data, a Gênio Criador Editora selecionou alguns livros que tratam sobre os antecedentes, nuances, curiosidades, consequências, contribuições do evento, além de propor reflexões sobre a Semana e o modernismo brasileiro.

São obras de não ficção e que podem contribuir para quem deseja pesquisar sobre o assunto, ou apenas saber mais sobre esse importante marco histórico brasileiro.

Confira a seguir:

Página 1 de 18

Faça a diferença e multiplique!

Busca