Ano teve lançamentos de versões impressas e publicações digitais em Educação, Psicologia, Saúde, Artes, Direitos Humanos, Gestão e outras áreas do conhecimento
Por Danilo Moreira
Encerramos 2023 celebrando mais lançamentos na Gênio Criador Editora. Ao longo do ano, foram nove obras com importantes contribuições para diversos segmentos, como Educação, Psicologia, Arte, entre outras.
"Em 2023, celebramos 6 anos com 70 livros publicados desde a nossa fundação. Com nossa esmerada dedicação, temos encontrado uma reciprocidade gratificante de nossos autores e leitores. Esse reconhecimento pela qualidade de nossos livros só aumenta nossa responsabilidade e compromisso com o desejo de sempre melhorarmos mais e mais. Nosso acervo de livros digitais gratuitos tem oferecido conteúdo de relevância e, desde 2023, conta com a inscrição de DOI (Digital Object Identifier), que contribui para a democratização do conhecimento científico, motivo de grande satisfação para nós. Quero deixar nossa gratidão a nossos autores, parceiros e leitores por mais esse ano de trabalho juntos! Muito obrigada!”, afirma a Diretora Editorial, Cleusa Sakamoto.
Confira a seguir os lançamentos recentes da Gênio Criador Editora:
1. Nortec Química — uma trajetória em síntese 1982-2022
O livro faz uma celebração da trajetória da indústria químico-farmacêutica brasileira Nortec, que nasceu em 1985 e é denominada como a maior fabricante de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAS) da América Latina, no qual fornece materiais para laboratórios na composição dos medicamentos.
A obra contextualiza, inclusive, a importância dos IFAs (insumos farmacêuticos ativos, princípio que dá ao medicamento sua característica farmacêutica, conforme definição da Anvisa) e sua relevância em termos de segurança.
Os capítulos permeiam as origens da organização, o início dos negócios nos anos 1980, os desafios enfrentados na era neoliberal do país e o desempenho relacionado a políticas industriais do setor farmacêutico. A obra também traz reflexões sobre as principais lições aprendidas durante as quatro décadas de existência, além de inovações e anseios para o futuro.
A obra, de propriedade exclusiva da Nortec, é disponibilizada pela empresa.
2. A Psicologia nas instituições — Papel, desafios e contribuições, de Cristiano Andrade de Jesus e Miria Benincasa (orgs.)
A obra aborda sobre o cenário de atuação da Psicologia nas instituições. São dez capítulos com recortes de experiências desenvolvidas por pesquisadores nas áreas da Saúde, Assistência Social, nas organizações e sistema prisional.
A ideia é contribuir para ampliar o debate sobre os espaços que a Psicologia ocupa no contexto institucional, além de refletir sobre estratégias já utilizadas para o atendimento.
Dentre as práticas de destaque analisadas estão escuta de sujeitos e grupos com diferentes vivências, considerando as questões de gênero, das pessoas privadas de liberdade; do acolhimento às mulheres que são mães, para exemplificar algumas abordagens humanizadas mencionadas na obra.
O aborda posicionamentos e possíveis técnicas a serem adotadas por psicólogos(as) em diferentes vertentes de atendimento, traz uma reflexão inspiradora aos leitores. A obra está disponível na loja da Gênio Criador Editora ou pelo DOI: doi.org/10.57080/egc-978-65-94269-73-7 .
3. Educação e sociedade: incertezas, desafios e perspectiva histórica internacional, de Isabel Orestes Silveira e Cleusa Kazue Sakamoto (orgs.)
O livro convida os leitores a refletirem sobre os paradigmas da Educação e suas práticas atuais para a construção da sociedade do futuro.
A obra está dividida em três partes. A primeira, com três capítulos, aborda sobre a Educação em tempos de incertezas, com foco na avaliação acadêmica no ensino superior, a Educação especial, além de um artigo sobre o direito à Educação de qualidade para todos e Educação domiciliar.
Na segunda parte, sobre ações educativas e seus desafios, são abordados, por exemplo o teletrabalho na Educação Infantil durante a pandemia de Covid-19, uma experiência de ensino de Língua Portuguesa no metaverso, além de discorrer sobre espaços fora escola que influenciam no processo de formação do cidadão.
Na última parte, mais focada em perspectivas históricas e comparativos com países, os autores analisam o cenário brasileiro e chileno. Um dos capítulos traz, por exemplo uma perspectiva histórica da Educação brasileira com o bicentenário da Independência, além de uma experiência educacional no Chile.
O livro está disponível gratuitamente no site da Gênio Criador Editora. Adquira-o no link. Ou acesse o livro pelo DOI: doi.org/10.57080/egc-978-85-94269-72-0.
4. Saúde e contemporaneidade: dilemas, desafios e inovações, de Cleusa Kazue Sakamoto e Hilda Rosa Capelão Avoglia (orgs)
A obra traz um olhar sobre aspectos importantes da realidade atual na área da Saúde, impactada, em especial, pela pandemia de Covid-19.
Os dez capítulos foram escritos por profissionais e pesquisadores de diversas áreas da Saúde. Dentre os assuntos tratados estão o uso da tecnologia durante a pandêmica, a Medicina do Estilo de vida, a saúde no âmbito corporativo, a adolescência e organização boderline de personalidade, dentre outros assuntos.
O livro, publicado no formato impresso, é indicado para estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área da Saúde de um modo geral. Também é interessante para psicólogos, psicanalistas, fisioterapeutas, psiquiatras, enfermeiros e demais profissionais.
Recentemente, contamos mais sobre esse livro em uma reportagem especial aqui no blog, que conta com a participação de alguns dos autores. A obra está disponível na loja da Gênio Criador Editora.
5. Práticas interdisciplinares em projeto integrado: CGPRITS PEEX 2021, de Rubens Elias Duarte Nogueira (org.)
A obra faz parte do projeto “O quanto somos interdisciplinares? Ensino, pesquisa e extensão nas práticas pedagógicas no ensino superior”, coordenado pelo professor Dr. Rubens Elias Duarte Nogueira, do Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A iniciativa contou com a colaboração de mais três docentes doutores, de alunos de graduação e pós-graduação e também de pessoas da comunidade.
O livro é um registro do projeto realizado do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais, do IFII, e às pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Gestão Socioambiental de Recursos Hídricos e Pesqueiros na Amazônia (Nupeam), que conta com 12 estudantes de graduação, mestrado e doutorado.
A obra aborda os planos do trabalho interdisciplinar, aborda os aspectos metodológicos aplicados, além de reflexões provocativas sobre as conclusões do estudo e fotos do processo de pesquisa.
A relevância do conteúdo como um registro de um trabalho de pesquisa multidisciplinar chegou a ser publicado no portal G1 PA. A publicação está disponível com o organizador.
6. Ensino e interdisciplinaridade: experiências de pesquisa e extensão na UFOPA, de Rubens Elias Duarte Nogueira (org.)
A obra também integra o projeto “O quanto somos interdisciplinares? Ensino, pesquisa e extensão nas práticas pedagógicas no ensino superior”, coordenado pelo professor Dr. Rubens Elias Duarte Nogueira.
Os docentes e discentes do Instituto de Formação Interdisciplinar da Ufopa trazem a sua percepção sobre a importância da interdisciplinaridade para a formação do conhecimento e práticas acadêmicas.
A obra também aborda sobre como pensar problemas ambientais na perspectiva interdisciplinar, discorre sobre o trabalho de análise socioambiental referente ao consumo de plantas medicinais para sintomas de Covid-19 em Santarém (PA), e traz sobre a experiência do projeto executado por meio do Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão da Ufopa em 2021 (CGPrits-PEEX 2021).
O livro também foi destaque no portal G1 PA e está disponível para consulta ou aquisição com o organizador.
7. Fios Latinos-Americanos - Cartografias e Curadorias Artísticas, de Isabel Orestes Silveira e Marcos Rizolli (orgs.)
As diversidades artísticas e socioculturais da América Latina permeiam este livro, que reúne pesquisas e reflexões dos alunos de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, por meio das disciplinas denominadas “Cartografias Latino-americanas” e “Curadorias Artísticas: Teoria e Prática”.
A obra é dividida em três macrorregiões. A primeira traz o cenário de artistas e destaques inovadores regionais nos países do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai). A segunda analisa o cenário nos países andinos (Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela). A última parte aborda a riqueza cultural que transita entre o exótico e o erudito na Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Panamá, República Dominicana, Nicarágua e Miami, cidade norte-americana com forte presença latino-americana.
Profissionais relevantes do cenário das Artes, como curadores, são abordados no decorrer da obra, como Isabella Rjeille (Brasil), Tício Escobar (Paraguai), Pedro Querejazu (Bolívia), Claudio Vidor Osaba (Costa Rica), Magaly Espinosa (Cuba), Rodolfo Molina (El Salvador), Oswaldo Chinchilla Mazariegos (Guatemala), dentre outros.
O livro está disponível gratuitamente para download no site da Gênio Criador Editora ou pode ser acessado pelo DOI: doi.org/10.57080/egc-978-85-94269-70-6 .
8. Tratado da Má Educação, de Renato Bulcão de Moraes
O fracasso escolar é tema do livro do professor e coordenador de Ensino à Distância Renato Bulcão. O tema é um sério problema existente no país. De acordo com um estudo do IBGE, somente em 2022, cerca de 20% dos jovens de 14 a 29 anos do país não completaram alguma das etapas da Educação Básica.
No livro, o autor analisa as causas que contribuem para essa situação, que vai além de notas baixas e reprovações. São abordados os fatores estruturais e históricos que originaram os problemas relacionados ao fracasso escolar, o que inclui aspectos, como religião, política e autoestima. Assim, o pesquisador faz reflexões importantes e provoca o leitor a enxergar além de soluções superficiais.
Em novembro, pouco antes do lançamento do livro, o blog da Gênio Criador Editora conversou com Renato Bulcão sobre o processo de criação do livro, os desafios e outras curiosidades. Você pode ler a reportagem acessando aqui.
O livro tem versão impressa que pode ser adquirida na loja da Gênio Criador. A versão digital está disponível para download no hotsite da obra mantido pelo autor. O e-book também pode ser acessado pelo DOI: doi.org/10.57080/egc-978-85-94269-67-6.
9. Domestic Violence and Human Rights — The reality in Brazil and in the Republic of Cameroon, de Francisca Forbi Nintu
Um marco para a Gênio Criador em 2023 foi o lançamento do primeiro livro do catálogo da Editora totalmente em inglês. É o caso da obra de Francisca Forbi Nintu.
O livro discute sobre a violência doméstica contra a mulher tanto no Brasil como na República de Camarões. São abordados, por exemplo, as ocorrências de maus tratos às mulheres nesses países, e quais são os ordenamentos jurídicos existentes para apoiar as vítimas dessa tragédia, que é frequente no mundo todo.
Tanto o Brasil quanto Camarões carecem de políticas protetivas para mulheres nesses casos. No Brasil, ainda houve avanços com a Lei Maria da Penha. Já no país africano, as mulheres carecem de leis mais focadas na proteção e tutela de seus direitos.
Lançado originalmente em português pela Gênio Criador em 2021, com exemplares esgotados, a nova edição, em inglês, está sendo divulgada e comercializada em Camarões, Alemanha e Brasil. Para mais informações, acesse à página do livro no Instagram.
Confira o nosso catálogo na loja da Gênio Criador Editora. Em 2024 tem mais! Aguardem!
Tem interesse em publicar conosco? É só entrar em contato pelo nosso formulário ou enviar um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.!
Gostou? Compartilhe e ajude a democratizar o conhecimento e a produção acadêmica brasileira!