Faça a diferença e multiplique!

19 livros lançados recentemente pela Gênio Criador Editora

Publicações abordam diversas áreas do conhecimento, contribuindo com reflexões, novas visões e histórias inspiradoras

Por Danilo Moreira

Com o início de um novo ano e o balanço do anterior, estamos super felizes com os resultados que conquistamos até aqui. Em 2021, a Gênio Criador Editora publicou 19 livros.

As obras tratam de diversos assuntos e áreas do conhecimento, contribuindo para novos olhares, trazendo propostas de reflexão e ações inovadoras.

A diretora Editorial da Gênio Criador Editora, Cleusa Sakamoto, conta que, com a continuidade da pandemia de Covid-19 em 2021, a editora enfrentou muitas restrições nas atividades presenciais, que dificultaram reuniões com os autores e organizadores, além de impedir os lançamentos presenciais de livros.

“Com criatividade e esforço conjunto, buscamos soluções que minimizaram as restrições e nos permitiram fortalecer nossos laços com nossos queridos autores!”, afirma Cleusa. 

A diretora Editorial complementa: “A Gênio Criador sente-se honrada em apoiar nossos autores e contribuir com a publicação de obras relevantes que procuramos realizar com qualidade excelente em todos os quesitos de um projeto editorial”.

Para comemorar um ano tão produtivo, listamos para você essas publicações feitas no último ano — algumas delas disponíveis gratuitamente em nossa loja. Confira abaixo:

1. Educação no passado e no presente: saberes, instituições e tecnologias, de Daniela Alves de Alves e Rita de Cássia de Souza (orgs.)

Livro Educação no passado e no presente, de Daniela Alves de Alves, de Rita de Cássia de Souza (orgs.)

Composta por dez capítulos, a obra traz um rico panorama sobre a formação e modo de atuar dos docentes na Educação Superior pública, com análise de casos selecionados e propostas de reflexão.

Um dos capítulos, por exemplo, traz definições da Pedagogia da Afiliação, auxílio oferecido aos estudantes ingressantes para se adaptarem ao novo ambiente de estudos.

Também são apresentados outros casos, como um estudo comparativo das realidades dos estados do Rio de Janeiro e Bahia, uma análise do perfil de egressos da primeira turma do curso de licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, dentre outros exemplos.

A coletânea é fruto dos estudos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da UFV.

Lançada pela Gênio Criador Editora em janeiro de 2021, você pode adquiri-la gratuitamente aqui.

2. Formação humana, políticas e práxis sociais: articulações teórico-metodológicas nas pesquisas em Educação, de Bethania Medeiros Geremias (org.)

Livro Formação humana, políticas e práxis sociais: articulações teórico-metodológicas nas pesquisas em Educação, de Bethania Medeiros Geremias (org.)

A obra traz reflexões sobre como a Educação — seja Básica ou Superior, no campo e na cidade — tem trabalhado frente à consolidação da hegemonia burguesa, cujas estratégias se assentam em diversas formas educativas.

O livro debate a escolarização na Educação Básica e Superior, utilizando diversos fios condutores e referências teóricas de autores famosos, como Antonio Gramsci, István Mészáros, Paulo Freire, entre outros.

A publicação reúne trabalhos de pesquisadores vinculados ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O livro foi lançado em janeiro de 2021 e está disponível em gratuitamente em nossa loja virtual. Para saber mais, clique aqui.

3. Festa e resiliência dos pretos no Centro Velho de São Paulo, de Conceição Castro

Livro Festa e resiliência dos pretos no Centro Velho de São Paulo, de Conceição Castro

Você sabia que o Centro da capital paulista concentra um importante registro histórico sobre a religiosidade e resistência do povo negro na cidade?

Por meio do livro, repleto de dados e entrevistas, Conceição nos apresenta a trajetória da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, do Largo do Paissandú, um exemplo da expressão de fé e força contra a exclusão social.

A obra também trata sobre os desafios enfrentados pela Irmandade, como os embates jurídicos, a demolição da Igreja do Rosário dos Pretos original, além das tentativas de apagamento da presença cultural negra no Centro da capital paulista.

Lançado em fevereiro de 2021, a obra pode ser adquirida aqui.

4. Violência doméstica e direitos humanos: a realidade no Brasil e na República de Camarões, de Francisca Forbi Nintu

Livro Violência doméstica e direitos humanos: a realidade no Brasil e na República de Camarões, de Francisca Forbi Nintu

A obra visa discutir sobre a violência doméstica contra a mulher, tendo como foco o cenário no Brasil e na República de Camarões, na África.

O livro analisa as características gerais dos casos de maus tratos às mulheres nos dois países, bem como o ordenamento jurídico disponível para protegê-las e ampará-las frente a essa tragédia.

De modo geral, o livro traça comparativos entre os dois países, que apesar de conterem algumas diferenças de cenários (como a “Lei Maria da Penha” no Brasil, considerado um grande avanço), ambos possuem sociedades construídas com base no machismo e que, ainda, geram dificuldades no combate à violência contra a mulher.

Lançado em fevereiro de 2021, a obra está disponível para aquisição em nossa loja.

5. Justiça e religião: de São Tomás de Aquino aos dias de hoje, de Moacir Ferreira Filho

Livro Justiça e religião: de São Tomás de Aquino aos dias de hoje, de Moacir Ferreira Filho

Muitos dos pensamentos e vivências atuais são conectados com mentalidades pioneiras de séculos passados. Isso também vale para as noções de virtude, justiça e religião.

Uma dessas mentes pioneiras foi o filósofo, teólogo e frei católico italiano Tomás de Aquino (1225-1274), conhecido como o “Doutor Angélico”. Seu trabalho deixou um grande legado para áreas como Teologia e Filosofia, despertando até hoje o fascínio de estudiosos, religiosos e simpatizantes.

Ferreira Filho percorre a trajetória epistemológica utilizada pelo Doutor Angélico para explicar o conceito de virtude, vício, hábito, religião, justiça, entre outros elementos relacionados.

Publicado em março pela Gênio Criador Editora, está disponível para compra aqui. Você também pode saber mais sobre o livro na matéria especial que fizemos no nosso blog e que você pode ler aqui.

6. Criatividade: nuances teóricas na perspectiva da Filosofia e da Psicologia, de Cleusa Sakamoto e Marcos Aurélio Trindade (orgs.)

Livro Criatividade: nuances teóricas na perspectiva da Filosofia e da Psicologia, de Cleusa Sakamoto e Marcos Aurélio Trindade (orgs.)

O livro tem como objetivo estabelecer um diálogo entre a Criatividade, a Filosofia e a Psicologia, de forma a extrair importantes reflexões acerca da convergência de suas nuances teóricas e perspectivas distintas.

A obra reúne múltiplas discussões e perspectivas de autores por meio de seus estudos e contribuições nesses campos.

Com o propósito de ampliar os estudos da Criatividade, o livro contribui com seus diferentes recortes e leituras para um aprofundamento instigante de debates teóricos pertinentes nas áreas de Filosofia e Psicologia.

Lançada em abril de 2021, a obra está disponível para aquisição na loja da Gênio Criador Editora. Em breve, estará disponível para venda na plataforma da Amazon.

7. Brincar, cuidar e educar: pesquisas e experiências em brinquedotecas e espaço lúdicos – Volumes 1 e 2, de Cleusa Sakamoto e Maria Célia Campos (orgs.)

Nos dois volumes, a ideia é trazer pesquisas e experiências multidisciplinares sobre a importância das brincadeiras e suas aplicações contemporâneas.

Os textos foram organizados pela psicóloga e especialista em Criatividade, Cleusa Sakamoto, e a presidente da Associação Brasileira de Brinquedotecas (Abbri), Maria Célia Malta Campos.

O Volume 1 traz discussões sobre políticas públicas referentes ao direito de Brincar, o conceito de Ludopolítica, bem como as funções das Ludotecas e Brinquedotecas por meio em experiências práticas.

Livro Brincar, cuidar e educar: pesquisas e experiências em brinquedotecas e espaço lúdicos – Volume 1, de Cleusa Sakamoto e Maria Célia Campos (orgs.)

Já o Volume 2 mostra, na forma de Diálogos, os relatos, reflexões e contribuições de profissionais da Educação e os que atuam em fábricas de brinquedos, Brinquedotecas universitárias e hospitalares (inclusive no contexto da pandemia de Covid-19), além de espaços lúdicos comunitários e de iniciativas sociais.

Livro Brincar, cuidar e educar: pesquisas e experiências em brinquedotecas e espaço lúdicos – Volume 2, de Cleusa Sakamoto e Maria Célia Campos (orgs.)

Lançados em maio de 2021, você pode adquirir o volume 1 e 2 no site da Abbri. Veja também nossa matéria especial com livros sobre o Brincar, aqui.

8. Ludicidade, educação e neurociências – Volumes I e II, de Beatriz Picolo Gimenes e Rosely Perrone (orgs.)

A obra traça paralelos teóricos e práticos entre o Brincar, a Educação e a Neurociências, trazendo artigos com diferentes perspectivas e abordagens sobre os caminhos da Ludicidade, passando por iniciativas, reflexões e efeitos no desenvolvimento humano, na saúde e na cognição.

Enquanto o Volume I foca nos processos da infância e projetos interventivos, o II apresenta uma retrospectiva da história de vida aos artigos científicos.

Livro Ludicidade, educação e neurociências – Volume I, de Beatriz Picolo Gimenes e Rosely Perrone (orgs.)

Livro Ludicidade, educação e neurociências – Volume II, de Beatriz Picolo Gimenes e Rosely Perrone (orgs.)

Baseados em estudos teóricos relevantes, os livros discorrem sobre as aplicações do Brincar em diferentes contextos socioeconômicos, culturais e locais, contribuindo para o desenvolvimento de elementos como a identidade individual, profissional, cultural e a consciência cidadã.

Os Volumes I e II estão disponíveis na loja da Gênio Criador Editora, tendo sido lançados em maio de 2021.

9. O brincar em tempos de pandemia – Covid-19, de Sheila de Souza Palmilho (org.)

Livro O brincar em tempos de pandemia – Covid-19, de Sheila de Souza Palmilho (org.)

A pandemia de Covid-19 promoveu alterações significativas (e até radicais) na rotina de famílias, levando escolas a serem fechadas e impondo limitações por meio das medidas de isolamento social.

Dentro do contexto do Brincar, a obra traz um rico panorama dos impactos da pandemia nas atividades das crianças e profissionais da Educação Infantil em 19 estados brasileiros mais o Distrito Federal, em 2020, no início da pandemia.

A publicação também traz alguns textos introdutórios de embasamento sobre a relevância e o direito ao Brincar, mencionando sobre a Convenção das Nações Unidas Sobre os Direitos da Criança (1989) e o papel dos adultos no Brincar das crianças.

Lançada em maio de 2021, a obra foi organizada pela educadora e diretora escolar Sheila de Souza Pomilho, idealizadora do estudo, além de contar com prefácio da presidente da Abbri, Maria Célia Malta Campos. Para adquirir o livro gratuitamente, acesse aqui.

10. Essays on Nuclear Energy & Radioactive Waste Management (Estudos sobre Energia Nuclear e Gestão de Rejeitos Radioativos), de Ricardo Bastos Smith (org.)

Livro Essays on Nuclear Energy & Radioactive Waste Management (Estudos sobre Energia Nuclear e Gestão de Rejeitos Radioativos), de Ricardo Bastos Smith (org.)

Quando o autor, que é profissional de Informática e pesquisador concluiu o mestrado em Tecnologia Nuclear e suas Aplicações, no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN/CNEN/SP na Universidade de São Paulo (USP), ele percebeu o quanto o acesso ao material sobre o assunto ainda era limitado.

Pensando em democratizar mais o acesso ao conhecimento sobre a área, o autor reuniu diversos textos elaborados com colegas pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Os capítulos dissertam sobre as pesquisas realizadas nas áreas Nuclear e de Gestão de Rejeitos Radioativos, trazendo diversas curiosidades, proporcionando reflexões e contribuindo para estudos posteriores sobre segmentos tão promissores.

Lançado em julho, o livro está disponível gratuitamente na loja da Gênio Criador Editora.

11. Avanços na Educação: múltiplo cenário de reflexões e práticas, de Cleusa Sakamoto e Isabel Silveira (orgs.)

Livro Avanços na Educação: múltiplo cenário de reflexões e práticas, de Cleusa Sakamoto e Isabel Silveira (orgs.)

Num momento em que a Educação sente os impactos provocados pela pandemia de Covid-19, como a adoção do ensino remoto, o livro traz reflexões que visam enaltecer o esforço de buscar avanços e propor caminhos de reflexão.

Com 12 capítulos no total, a obra está dividida em três seções, sendo a primeira intitulada como um tributo ao educador Paulo Freire (1921-1997).

Já a segunda discorre sobre o ensino-aprendizagem em diferentes contextos, enquanto a terceira é dedicada às questões do presente e futuras.

O livro, publicado em agosto de 2021 no formato eBook, está disponível gratuitamente na loja da Gênio Criador Editora.

12. Felicidade na prática (capa nova), de Lígia Oizumi

Livro Felicidade na prática (capa nova), de Lígia Oizumi

A obra é a biografia de Lígia Oizumi, que após vencer a depressão, tomou decisões que mudaram radicalmente a sua forma de enxergar a vida e vivenciar a sua existência.

A autora viajou pelo mundo e engajou-se num projeto social que ensina a arte de construir origamis (dobraduras) com os tsurus, com o objetivo de levar esperança e alegria para crianças em hospitais. Você pode conferir mais sobre a história de Ligia nesta entrevista que fizemos com a autora.

Em 2021, o livro completou um ano de seu lançamento e em setembro ganhou uma edição especial, cuja capa faz uma homenagem ao tsuru, pássaro japonês que representa a paz, saúde e felicidade. Para adquirir o livro visite nossa loja.

Além da nova capa, a obra também está disponível para aquisição na livraria Martins Fontes - Paulista (Avenida Paulista, 509, em São Paulo) e disponível também pelo site da loja.

13. Constelações familiares — A inovadora estratégia para resolução de conflitos no judiciário, de Adriana Braz de Oliveira

Livro Constelações familiares — A inovadora estratégia para resolução de conflitos no judiciário, de Adriana Braz de Oliveira

A Justiça de Família tem ressignificado o seu papel e estimulado novas formas de convivência apoiadas no diálogo, na responsabilidade partilhada e empatia. Contudo, para chegar a esse patamar de resultados, é importante trabalhar as questões pessoais, estruturais e os padrões que geram o conflito entre familiares.

Um método tem auxiliado tribunais brasileiros nessa questão. Trata-se da metodologia das Constelações Familiares — método psicoterapêutico que estuda os padrões de comportamento de grupos familiares.

No livro, a psicóloga e consteladora Adriana Braz compartilha os resultados da sua pesquisa de mestrado e as mudanças na vida dos participantes no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), em São Vicente (SP)

Lançado em outubro de 2021, o livro pode ser adquirido no site da Oriente Terapias.

14. Formas e contato: o uso da Caixa de Areia no atendimento clínico em Gestalt-terapia, de Daniela Pupo Barbosa Bianchi, Patricia Barrachina Camps, Erika Spack Kemmelmeier (orgs.)

Livro Formas e contato: o uso da Caixa de Areia no atendimento clínico em Gestalt-terapia, de Daniela Pupo Barbosa Bianchi, Patricia Barrachina Camps, Erika Spack Kemmelmeier (orgs.)

O livro é fruto de um curso sobre o uso da Caixa de Areia (Sandplay, em inglês) para atendimento na clínica gestáltica, ministrado sob coordenação de Daniela Bianchi no Instituto Gestalt de São Paulo.

A técnica foi idealizada pela psicoterapeuta suíça Dora Kalff (1904-1990), baseada na psicologia analítica de Carl Jung (1875-1961) e o trabalho da psiquiatra infantil Margarita Lowenfeld (1890-1973).

Pelo seu caráter lúdico, o método costuma ser utilizado principalmente no tratamento de traumas em crianças e adolescentes.

Apaixonada pelo tema, Daniela juntou-se à Erika Kemmelmeier e Patrícia Camps para desenvolver o curso e, posteriormente, o desenvolvimento do livro. Lançada pela Gênio Criador Editora em outubro de 2021, você pode adquiri-lo gratuitamente no site do Instituto Gestalt de São Paulo.

15. Teatro e afetos na saúde mental: o uso de recursos expressivos no trabalho grupal, de Adalgiza Luz Pereira

Livro Teatro e afetos na saúde mental: o uso de recursos expressivos no trabalho grupal, de Adalgisa Luz Pereira

O livro digital apresenta um estudo com usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizada pela autora em sua dissertação de mestrado em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, da Universidade Católica de Santos (UniSantos).

A pesquisa foi desenvolvida por Adalgiza e orientada pela Profª Dra. Hilda Rosa Capelão Avoglia.

Lançado em novembro de 2021, a obra está disponível gratuitamente na loja da Gênio Criador Editora.

16. Educação, literatura e linguagem em diálogo, de Eufrida Pereira da Silva, Juliana de Souza Topan, Teresa Helena Martins (orgs.)

Livro Educação, literatura e linguagem em diálogo, de Eufrida Pereira da Silva, Juliana de Souza Topan, Teresa Helena Martins (orgs.)

A obra propõe a interlocução entre diferentes pesquisadores, tendo a Educação e a Cultura como eixos unificadores.

Esse diálogo nasceu primeiramente entre os membros do Grupo de Pesquisas Lintec (Linguagem, Tecnologia e Cultura), formado por docentes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São Paulo – Pirituba.

A riqueza das abordagens, iniciada pelos pesquisadores do IFSP, foi ampliada com o debate apresentado por mais pesquisadores de outros campi da IFSP e outras instituições de ensino e pesquisa.

Publicado pela Gênio Criador Editora em novembro de 2021, o eBook está disponível para download gratuito aqui.

17. O caso Hermes, de David Calderoni

Livro 16. O caso Hermes, de David Calderoni

Em 1986, durante quando trabalhava na área de Psicologia Institucional junto às creches municipais de São Paulo, Calderoni realizou o atendimento do menino Hermes (nome fictício), diagnosticado empiricamente por agentes educacionais de sua creche, praticamente como uma criança incapaz (“débil mental e surdo”).

O autor colocou em suspensão esse diagnóstico e conduziu um processo de transformação do modo pela qual Hermes era percebido anteriormente pelos agentes educacionais e sua mãe.

Calderoni apresentou uma interpretação psicológica inovadora, a partir de uma visão sensível sobre as dificuldades e potencialidades de Hermes.

O livro relata essa experiência de atendimento clínico, que foi base da dissertação de mestrado do autor, apresentada em 1994 ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

A Gênio Criador Editora lançou a segunda edição da obra em dezembro de 2021. Como principal novidade, o leitor agora pode conhecer alguns desenhos feitos pela criança, cuja interpretação permitiu à Calderoni reconhecer sua potência cognitiva e afetiva.

Para saber mais informações sobre a comercialização da obra, acesse o site do autor.

Esses foram os lançamentos da Gênio Criador Editora em 2021. Agradecemos de coração a todos que tornaram esses trabalhos possíveis.

Parabenizamos também os autores e organizadores, que incansavelmente se dedicam a estudar e contribuir com a sociedade, ajudando o mundo a enxergar novas perspectivas de inovação e resolução de problemas.

Por fim, nosso MUITO OBRIGADO por escolher a Gênio Criador Editora para ajudar a compartilhar conhecimento de forma mais democrática, por meio dos livros.

Em 2022 tem mais! Aguardem!

Tem interesse em publicar conosco? É só entrar em contato!

Seja um Gênio você também!

Busca